Neste final de semana, reunimos um grupo de amigos no restaurante La Cave aqui na capital Capixaba com o objetivo de sempre, jogar conversa fora, comer bem e lógico, provar bons caldos. Dentro da proposta de provar o Château
Reignac 2004, fizemos uma mini bateria de Bordeaux, para avaliar a sua qualidade perante os demais. O vinho é um corte de 75% Merlot e 25% Cabernet Sauvignon, que passa por 19 meses em barricas de carvalho novas. Sua produção é supervisionada pelo enólogo Michael Rolland.

Para que ainda não sabe, o Château Reignac de (14,90 euros), no Brasil (220,00), se consagrou em segundo lugar, ficando a frente dos míticos Lafite, Latour, Ausone, Mouton, Petrus, Haut-Brion, Margaux e Cheval Blanc, em um a degustação às cegas, no qual participaram avaliadores de alto gabarito e um oficial de justiça para atestar a prova, assista ao vídeo.

O castelo Reignac foi construído no século 17 e está localizado na parte alta de Saint-Loubes na confluência da AOC L`Entre Deux Mers e tem uma particularidade  de juntar os melhores solos da região.

A produção é limitada pela colheita verde (tira muita uva e seleciona somente as melhores). A colheita é manual. Depois da parte de amassamento em pequenos tanques de inox, a criação se faz em barricas de carvalho francês durante nove meses.

Parabéns ao chefe Paulo Gaudio, risoto gruyère e o filé alto estavam perfeitos!

Avaliação Pessoal: ST (93+) RP (91) Chateau Reignac 2004

O vinho na taça mostrou porque bateu grandes vinhos de Bordeaux.

Decantado por mais de uma hora mostrou um visual com alta intensidade de cor, violáceo, sem halo de evolução, límpido e brilhante. O nariz apresar de baixa intensidade apresentou notas de frutas vermelhas maduras (framboesas) junto com notas de baunilhas, florais e especiarias. O paladar foi o que mais me chamou atenção. Ótima acidez, corpo gordo, muito equilíbrio com os taninos finíssimos. O meio de boca é extremamente macio e elegante com notas minerais, fresco e muito longo. É um vinho que realmente surpreende pela textura, elegância.

França – Bordeaux – 75% Merlot e 25% Cabernet Sauvignon – 13,5% – Onde comprar: Espaço D.O.C – (27) 3024.12.22 – R$ 220,00

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook