Uma das coisas que me chama muita atenção na hora de escolher uma garrafa de vinho é o seu visual. Na noite de ontem provei um vinho uruguaio, que como se pode ver na foto acima é uma obra de arte, Viñedo de los Vientos Tannat 2010. Veio da seleção do mês do Clube Wine. Além do visual, agradou bastante meu paladar. Elaborado com Tannat (100%), que antes da fermentação alcoólica passa por maceração a frio, cerca de 6 °C, por cinco dias. A técnica permite a extração de aromas e sabores das uvas e aumenta a complexidade final da bebida. A fermentação se dá normalmente, por uma semana, em temperaturas controladas, em tanques de aço, dando um destaque maior para a fruta.

Contra rótulo com o moderno Qr Code, código de barras bi-dimensional que por meio dele, usuários de celulares equipados com câmera fotográfica e acesso à internet são direcionados a conteúdos específicos na web. Muito Legal, facilita muito a vida dos apaixonados pelo mundo do vinho.    

O proprietário da vinícola, Pablo Fallabrino, herdou a propriedade em 1995, e com apenas 21 anos já era vinhateiro. Surfista, já pegou onda em praias do mundo todo e tem uma atitude iconoclasta da vida e dos vinhos.

A Viñedo de los Vientos possui 37 hectares de Cabernet Sauvignon, Trebbiano, Tannat, Chardonnay e Nebbiolo, cujos vinhos o enólogo surfista pretende focar no mercado externo, como o Brasil, por exemplo, embora dois terços de seus produtos sejam vendidos nos Estados Unidos. Há planos para aumentar um pouco a produção e penetrar outros mercados. Um vinho a ser descoberto desta charmosa vinícola é o Alcyone, um licoroso de uva Tannat delicioso, doce como a vida e que exala um viciante aroma de chocolate com canela.

Avaliação Pessoal: ST (88) Viñedo de los Vientos Tannat 2010

  • Visual rubi, boa complexidade e intensidade aromáticas, abrindo com frutas negras e vermelhas, bastante limpa, sem destaque da madeira, com fundo de cravo e canela. O paladar apresenta corpo médio com boa acidez, taninos maduros, a minha maior surpresa. Confirma o nariz no paladar. Mostrou boa persistência, e final equilibrado. Vale a pena provar.

Uruguai – Atlântida – Viñedo de Los Vientos – 100% Tannat – 14% – 30% do vinho estagiou em barricas de carvalho francês e os outros 70% em tanques de aço inoxidável – R$ 60,00 – Onde comprar >

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook