As 168 atrações previstas para a terceira edição do Dia do Vinho, que começa a ser comemorada hoje, sexta-feira (25), integram oito municípios da Serra Gaúcha, e três da Campanha, que entra pela primeira vez, além de Porto Alegre. A intensa programação se estende até 3 de junho. Pela Serra engajam-se Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e São Marcos. A Campanha será representada por Dom Pedrito, Rosário do Sul e Santana do Livramento.

Ao todo, entre os 11 municípios do Interior, a mobilização envolverá 63 vinícolas e 105 estabelecimentos, entre 28 hotéis, 44 restaurantes, 4 agências de turismo, 5 supermercados e 22 outros atrativos, divididos em passeios, degustações, palestras, além ofertas e promoções de compras. Neste particular, os descontos podem chegar a 30% no varejo das vinícolas, ao consumidor final.

Mais detalhes, assim como a programação completa por município, estão disponíveis no site oficial www.diadovinho.com.br. Muitas informações e novidades também já estão sendo disparadas por meio de redes sociais como Twitter (@diadovinho) e Facebook (facebook.com/diadovinho).

DESTAQUES NA SERRA GAÚCHA

Antônio Prado

Só na área urbana da cidade de aproximadamente 12 mil habitantes há 48 edificações tombadas pelo patrimônio histórico nacional, erguidas no século 19 por imigrantes italianos

Bento Gonçalves

A Estado Maior da Restinga, escola campeã do Carnaval 2012 de Porto Alegre com enredo sobre os vinhos do Brasil se apresenta na Praça Vicco Barbieri no dia 2 de junho, sábado, às 20h nos dias 1o e 2 de junho, sexta-feira e sábado, a cidade hospedará um seminário da Aliança Brasileira de Film Commissions (o 5 o Encontro da Abrafic)

Caxias do Sul

Dia 30 de maio será lançado o 15º Concurso dos melhores Vinhos de Caxias do Sul dia 1º de junho, no histórico distrito de Forqueta, será lançada a Festa do Vinho Novo 2012, bastante tradicional no município e onde os descendentes de imigrantes italianos promovem uma de suas celebrações mais legítimas

Farroupilha

O Vale Trentino, onde fica a sede da Vinícola Perini, tem um microclima bastante especial, que garante uma maturação mais prolongada das uvas, inclusive em comparação com outras áreas produtoras de vinhos finos da Serra a Perini, que em 2012 completou sua 41ª safra, tem planos agressivos para o enoturismo. A ideia é aproveitar o ambiente de seu varejo e da taverna no subsolo, passando pelos vinhedos em volta da sede da empresa.

Flores da Cunha

O município de 27 mil habitantes é o maior produtor de vinhos de mesa e o segundo maior produtor de uva do Brasil, a cidade também é uma espécie de Genebra do vinho gaúcho, pois sedia a maior parte das entidades representativas da cadeia produtora vitivinícola do Estado (logo, do país), incluindo o diretor-executivo do Ibravin, que mora em Flores da Cunha.

Garibaldi

O município é conhecido, não por acaso, como a Capital Brasileira do Champanha dia 2 de junho, a partir das 19h, no Parque da Fenachamp, há o jantar do 26º Festival Colonial Italiano. Cardápio: massa, galeto, polenta, radicci, pão, queijo, salame, morcella, queijo de porco, grostoli, cuca, suco de uva e vinho. Tudo à vontade, por R$ 25.

Monte Belo do Sul

Quase 80% da economia do município de cerca de 3 mil habitantes depende da cadeia produtora da uva e do vinho, a partir das 20h de 2 de junho, estará aberto o 11º Festival de Santo Isidoro. Festa colonial típica, uma das maiores do município. Cardápio da janta: massa, frango, leitão, queijo, salame, polenta brustolada, pão, saladas, pinhão, amendoim, grostoli, sagu, vinho e refrigerante. Com baile. Valor: R$ 35. Detalhe: haverá pipas espalhadas pelo salão e qualquer um que tenha pagado ingresso pode se servir de vinho direto da fonte. Quantas vezes quiser.

São Marcos

Estreante no Dia do Vinho, terá duas vinícolas oferecendo curso de degustação, ambas em 2 de junho: a Monte Sant`Anna – Casa Soldatelli Panassol, ainda prevê um jantar, depois da aula. E dá para fazer os dois, pois o da Sinuelo começa as 9h45 e termina às 14h30

Na capital, Porto Alegre

9ª Feira do Vinho na Usina do Gasômetro, de 30 de maio a 3 de junho, com a participação de 25 vinícolas nacionais.

Sobre o Dia do Vinho

O Dia do Vinho, data que consta do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores, fomentado pelo Ministério do Turismo. A realização da 3ª edição é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Região Uva e Vinho (SHRBS), em parceria com as Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos, Conventions Bureau de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, Sindivinho, Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e da Phoenix Eventos, além de entidades parceiras.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook