Amigos, vocês já ouviram falar no Encabezado de Malbec? Na noite desse sábado fui apresentado a este vinho de sobremesa e fiquei surpreso com sua qualidade, proporcionando muito prazer na taça.

É feito com uvas muito maduras, que passam pelo processo de fortificação onde é adicionado a uma proporção de álcool vínico (aguardente) de alta graduação para interromper a fermentação e aumentar o teor de álcool e sua concentração. No mundo há fortificados secos e doces, o mais famoso vem da região do Porto, em Portugal, onde este tipo de vinho brilha pela excelência e qualidade. Na Argentina existe um grande esforço para desenvolver produtos semelhantes, mas com identidade própria, como esse degustado, elaborado com a uva ícone da Argentina, a Malbec.


Avaliação Pessoal: ST (92) – 24 meses em barrica de carvalho francesa – 100% Malbec – 20% alc – Não consta no catálogo da importadora da bodega (Trapiche) no Brasil, a Interfood – Valle de Uco – Mendoza – $75 – Argentina.

  • Visual petróleo intransponível, aromas explodem na taça, cassis, baunilha, chocolate, caramelo e defumado. O paladar é doce e concentrado, corpo aveludado, suave, ótima acidez capaz de contrabalançar o seu elevado dulçor e álcool, finalizando com uma persistência muito longa. A harmonização testada foi com um Petit Gateu e combinou muito bem.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook