A cada dia que passa a situação da salvaguarda proposta pelo Ibravin e demais associações em proteção ao vinho brasileiro vêm ganhando um tom bastante negativo perante aos consumidores, jornalistas e blogueiros de vinho no Brasil e também lá de fora. As manifestações nas mídias sócias são a prova de que a maioria é contra a medida. Existe até a possibilidade de um boicote geral se a medida se concretizar, que seria péssimo para o vinho brasileiro.

O blog Vivendo a Vida, também como qualquer brasileiro, é contra, não agüenta aumento de impostos e barreiras de consumo. Não podemos obrigar ninguém a fazer o que não quer, provar o que não quer, isso é claro.

Agora, não podemos fechar os olhos para uma desigualdade tributária gritante aonde o produto nacional perde competitividade e capacidade de investimento, botando em risco um negocio de onde milhares de brasileiros tiram o seu sustento.

Por outro lado temos as importadoras que também empregam muitos brasileiros que tiram o seu sustendo do negocio da mesma forma.

Portando não existe outra forma que não seja a bandeira branca, sentar à mesa e exaustivamente dialogar procurando um ponto de equilíbrio para todos. Caso isso não aconteça viveremos momentos muito difíceis aqui no Brasil, onde todos os lados sairão perdendo, incluído nós consumidores.

Em fim, lamentável tudo isso, estou realmente muito triste. O que levou a me apaixonar pelo vinho e seu mundo não combinam com toda essa confusão. Torço muito pela paz!!!

Silvestre Tavares Gonçalves (editor do Blog Vivendo a Vida)

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook