Via Sommelier Wine > Às vezes, sentimos o aroma do vinho estranhamente diferente, com um cheiro desagradável e um paladar mais desagradável ainda. A culpa pode estar na taça. Resíduos de sabão e detergente podem reagir com os componentes do vinho, deixando-o ruim. As taças de espumante, por exemplo, se forem ensaboadas, podem fazer com que as borbulhas desapareçam.

Além de poder alterar o vinho, uma taça bem limpa e cuidada faz toda diferença na mesa. Por isso, o post de hoje traz algumas dicas de como limpar as taças, para que elas estejam sempre em bom estado, prontas para os momentos de degustação e prazer.

Taças de Cristal

Os copos de cristal são mais porosos que os de vidro, por isso podem absorver mais os sabores e odores dos materiais de limpeza, como cloro, sabão, panos, detergentes, etc. A melhor maneira de limpá-los é não utilizar uma esponja, e sim a própria mão.

Limpe com uma pequena quantidade de sabão neutro e água morna, mas cuidado com a temperatura, pois se for muito quente, pode fazer com que a taça estale e quebre. Enxague bem para que não fique nenhum resíduo de sabão nas taças. Em seguida, deixe-as secando de cabeça para baixo e depois recoloque-as em pé e deixe-as secando ao ar livre. Com um pano macio, limpo e que não solte pelos, retire as manchas e gotas.

As taças devem ser guardadas em pé e nunca pela borda. Como são muito frágeis, podem quebrar com facilidade. Se quiser, também pode “polir” a taça com uma toalha bem limpa antes de guardá-la, assim você pode retirar qualquer manchinha que possa aparecer por causa da concentração de água em alguns pontos do copo e da borda. Lavar a taça com bicarbonato de sódio retira as manchas vermelhas deixadas pelos vinhos tintos e elimina odores.

Taças de Vidro

Para retirar manchas persistentes das taças de vidro, deixe-as dentro de um recipiente com uma mistura de água, detergente e algumas gotas de amoníaco de um dia para o outro. Para retirar depósitos de calcário, o ideal é encher a taça com água destilada e deixá-la assim durante uma semana. Depois, remova delicadamente o depósito com uma escova de dentes.

Importante:

  • Nunca coloque as taças de cristal em máquinas de lavar louça, pois o sabão e a intensidade do calor podem danificá-las.
  • Nunca use escovas ou esponjas abrasivas, elas podem arranhar os cristais e vidros.
  • Se você tiver que guardar as taças de cristal muito juntas, encaixadas umas dentro das outras, envolva-as com papel de seda.
  • Não há nada melhor para dar brilho do que uma flanela que não solte pelo, umedecida em um pouco de álcool.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook