Por Marcelo Copello – Encerrou-se no dia 12 com grande sucesso o 9º Annual Wines of Chile Awards (AWoCA). Este, que é o evento mais importante do vinho chileno, aconteceu há duas semanas em Santiago e confesso que me deixou muito bem impressionado. Tive a honra de ser o único brasileiro no júri e constatei a qualidade da organização, dos jurados e, é claro, dos vinhos, que superaram minhas expectativas. Veja abaixo todos os detalhes: o resultado, os jurados, o sistema do concurso e saiba tudo o que aconteceu nos bastidores deste grande evento, em 3 posts entre hoje e quarta-feira.
Untitled

Sistema do concurso

A organização da competição ficou a cargo de uma empresa canadense, especializada em concursos de vinhos, cuja experiência na operação do backstage para 600 vinhos, e na interação com os jurados, foi fundamental para o sucesso do evento.

O concurso foi em 3 etapas, todas absolutamente às cegas. Na primeira, que durou dois dias inteiros, os 9 juízes (veja a lista abaixo) foram divididos em 3 grupos de 3 e cada grupo provou 200 vinhos(cerca de 120 no primeiro dia e 80 no segundo), divididos por categoria (veja as categorias na quarta-feira). Cada vinho foi debatido pelos 3 jurados para alcançar um consenso em sua avaliação. Em caso de impasse entre os 3 jurados levamos o vinho a uma outra mesa e mais 3 jurados provavam o mesmo vinho.

Jurados na 1ª fase do concurso – Marcelo Copello, Debra Meiburg MW e Patricio Tapia

A segunda e terceira etapas foram no mesmo dia com todos os juízes formando um grande painel de provas e debates.

Na segunda etapa provamos somente vinhos que na primeira etapa receberam medalha de ouro, ou que ficaram muito próximos do ouro. Assim, com todos os juízes juntos provando e discutindo elegemos os melhores de cada categoria, e confirmamos ou não as medalhas de ouro ou prata destes finalistas.

Da terceira, e última etapa, participaram apenas os vinhos campeões em cada categoria para que elegêssemos o ”best in show” – o melhor vinho do concurso.

Resumindo: todos os vinhos “ouro” e “campeões de categoria” foram provados ao menos duas vezes e receberam o aval de todos os jurados em consenso.

Os jurados do 9º Annual Wines of Chile Awards foram:

  • Peter Richards (Master of Wine) – Reino Unido
  • Lisa Perrott-Brown (Master of Wine) – Singapore
  • Mai Tjemsland (Master of Wine) – Noruega
  • Debra Meiburg (Master of Wine) – Hong Kong
  • Marcelo Copello – BRASIL
  • Bill St John – Estados Unidos
  • Bengt-Göran Kronstam – Suécia
  • Patricio Tapia – Chile
  • Anthony Gismondi – Canadá

Via: Vinoteca