Com o tema vinho do novo mundo exceto “Chardonnay e Sauvignon Blanc” de qualquer faixa de preço começo o ano de 2012. A indicação para o #CBE (Confraria Brasileira de Enoblogs) foi do blogueiro Deco Rossi .

A minha indicação é o Ikella Torrontes, um belo branco da Argentina.

Melipal significa cruz do sul na língua indígena, a constelação que melhor identifica nosso hemisfério.


Bodega Melipal é uma empresa jovem, estabelecida em 2002 e propriedade da família Aristi com o único objetivo de elaborar vinhos super premium e acreditando que os bons vinhos nascem no vinhedo e se criam dentro da vinícola 100% das uvas provém de vinhedos próprios, localizados em Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza. Na totalidade, são 87 hectares na primeira zona de Mendoza, em solos de origem aluvial, franco limosos e de profundidade média. Região árida de clima quente, com invernos marcados pelo frio intenso, elevada ensolação e grande amplitude térmica. Além disso, a família Aristi se preocupa com o meio ambiente local e realiza um tratamento orgânico totalmente compatível com o ecosistema natural e a reutilização de água da irrigação.

Em termos de estrutura de bodega, Melipal possui uma capacidade total de apenas 800 mil litros, sendo que nas safras atuais são elaboradas aproximadamente 300 mil garrafas. Conta ainda com 270 barricas novas de carvalho 95% francês e 5% americano, tanques de aço inoxidável para fermentações e piletas de cimento armado e revestido para a guarda dos vinhos.

Vale a pena ressaltar que na área enoturística, a bodega possui um excelente restaurante panorâmico que ressalta a cozinha regional e a harmonização com seus principais vinhos.

Avaliação Pessoal: ST (90)

Não sou um grande admirador da casta Torrontés, porém este me chamou muita atenção, mundando meu conceito.

Visual amarelo palha bem clarinho, aroma bastante frutado, raspa de limão, maça verde, abacaxi, floral e erva-doce. No paladar apresenta uma bela acidez, liberando muito frescor, bom corpo, muita fruta, com final agradável e com média persistência. A dica é manter sempre na temperatura correta.

Argentina – Agrelo / Luján de Cuyo / Mendoza – 100% Torrontés – Onde encontrar: Espaço DOC – R$ 65,OO