Na noite passada participei a convite da importadora Ana Import, representada no estado pelo casal Patrick Ribeiro e Débora Veronez, de um Wine Dinner para apresentação da Bodega Finca Decero no restaurante Soeta aqui na capital Capixaba. O evento contou a presença vice-presidente de Marketing & Vendas da vinícola, a simpática Stephanie Morton-Small e o gerente nacional de vendas da importadora, Ricardo Portela.

Em síntese, a finca “Decero” que significa “a partir do zero” é uma Bodega nova localizada na região de Agrelo na Argentina, a 1.050 metros acima do nível do mar, o mais elevado da região, aos pés da Cordilheira dos Andes. O nome “Remolinos” Vineyards vem de redemoinhos, rajadas de vento em forma de espiral que buscam deu caminho entre as videiras. O investimento é descomunal patrocinado por um dos 140 homens mais ricos do mundo e apaixonado pelo vinho, o Suiço Thomas Schmidheiny, que também tem vinhos na Austrália, Califórnia e Suíça. No Site da vinícola você tem uma vasta informação sobre a vinícola > www.decero.com.

Na noite tive a oportunidade de provar todos os vinhos da linha e verificar a compatibilidade com a gastronomia do Soeta, que mostrou uma qualidade não só nos pratos, mas também no serviço.

Abaixo descrevo a minha avaliação pessoal que simboliso com “ST”. Tive como parceiros na mesa o casal Carlos Oliveira e Rocío Muiño López, no qual troquei informações sobre os vinhos degustados.

Finca Decero Syrah 2007 Remolinos Vineyard – 100% Syrah – 14,5% alc – Preço médio 90,00 – ST (87)

  • Visual rubi, aroma de frutas vermelhas, açucar queimado e leve especiarias. O paladar apresenta médio corpo, taninos macios, acidez equilibrada, retro-olfato frutado, com final agradável.

Finca Decero Malbec 2008 Remolinos Vineyard – 100% Malbec – 14,5% alc – Preço médio 90,00 – ST (90)

  • Visual rubi intenso, aromas de frutas negras, café, mamão, com traços florais e de alcaçuz. O paladar apresenta bom corpo, doce, boa acidez com ter de álcool e madeira bem equilibrados. O final é longo.

Finca Decero Cbernet Sauvignon 2008 Remolinos Vineyard – 100% Cabernet Sauvignon – Preço médio 90,00 – ST (86)

  • Este vinho, um Cabernet, no meu entender foi prejudicado pelo confrunto com vinhos mais doces, frutados, se perdendo um pouco.
  • Visual granada, aromas levemente floral e ervas, paladar seco, austero, elegante, médio corpo. Um vinho para ser degustado sem concorrentes, solo, para paladares mais exigentes.

Finca Decero Mini Ediciones Petit Verdot 208 Remolinos Vineyard – 100% Petit Verdot – Preço médio 180,00 – ST (93+)

  • Como o nome sugere, Mini Ediciones, são parcelas altamente limitadas de vinhos que considerados como pequenas jóias. Foi destaque na revista Gula como melhor compra do Ano.
  • Visual violeta intenso e brilhante, aromas explosivos, lembrado jasmin e um mix de frutas vermelhas e negras. O paladar se apresenta gordo, amplo, enche a boca com taninos finos e uma ótima acidez, mineral, retro-olfato frutado com final bastante longo. Um vinhaço!

Finca Decero AMANO 2008 Remolinos Vineyard – 64% Malbec, 30% Cabernet Sauvignon, 4% Petit Verdot, 2% Tannat – Preço Médio 300,00 – ST (95+)

  • AMANO quer dizer a mão, é o Top da vinícola, mostra todo a intenção da bodega em expressar sua qualidade. Passa por 20 meses em barricas de carvalho novos.
  • Visual rubi violácio intenso, aromas de frutas maduras, cassis e groselha, acompanhado de baunilha, tosta e couro. O paladar encanta no primeiro contato, textura aveludada, execelente acidez, frescor, mineral, fruta limpa de ótima qualidade e uma final que não chega….

Mesa super descontraida!

Ricardo Portela, Stephanie Morton-Small, Débora Veronez e Patrick Ribeiro