Champagne Jacquesson Cuvée nº 729 (2001) Brut, néctar dos deuses na taça! #Champagneday
out 29
Os apaixonados pelo Champagne tiveram ontem dia 28 de outubro 2011 a oportunidade de trocar impressões e celebrar esta bebida tão apreciada e cheia de história. Foi realizado o segundo #ChampagneDay, um evento mundial fortalecido pelas mídias sociais.
Os participantes trocaram idéias sobre o Champanhe, que, aliás, só vem da região de Champagne, na França. Compartilhei algumas fotos, notas de degustação adicionando a hashtag #ChampagneDay. Foi muito legal!
O Champagne degustado na noite foi o Jacquesson Cuvée nº 729 Brut.
Cuvée é o termo francês derivado de Cuve, que significa “vat” ou tanque, em diferentes contextos. Champagne usa para definir o primeiro e melhor suco saído da prensagem, e também para o blend de vinhos bases para a 2ª fermentação, que as leveduras incorporadas transformam em álcool e anidrido carbônico o açúcar acrescentado. E desta vez, não se deixa o anidrido carbônico escapar, ficando preso na garrafa e criando assim as borbulhas.
Deste momento em diante é a segunda fermentação efetivamente acontece, podendo ser realizada em garrafa (método Champenoise) ou em tanque (Charmat).
Cuvée de prestige em Champagne refere-se a uma champagne de primeira linha preoduzido pelos melhores vinhedos da região e envelhecido por muitos anos nas caves antes de ir para o mercado: La Grande Dame, Don Pérignon entre outros.
Para saber mais sobre esta champagne a história da vinícola clique aqui > http://j.mp/uOOEUR
Avaliação Pessoal: ST (97)
Como vocês podem ver acima a coisa foi séria….
Visual amarelo ouro brilhante, mousse consistente com borbulhas finíssimas em grande quantidade com persistência bastante longa. Aromas de evolução com muita intensidade, pão tostado, castanhas, damasco, mel….. O paladar apresentou cremosidade, equilíbrio, finesse, frescooooor, uma loucura!!!