Meus amigos, no mundo do vinho uma palavra é quase tudo, chama-se “curiosidade”. Aquele momento da descoberta, no sentido de saber se o vinho teve evolução e melhorou no passar dos tempos. Neste momento, não buscamos nenhum interesse, se não, estar na mesa com verdadeiros amigos, que apreciam o liquido precioso, “VINHO”, a bebida de Baco, sempre com vontade de aprender e celebrar a vida.

Estou falando de um formato de degustação que consiste em provar no mesmo momento algumas garrafas do mesmo vinho, produtor, de safras diferentes, chama-se degustação Vertical. Daí para frente é discutir sobre a sua evolução….

E foi com o intuido do conhecimento e compartilhar com amigos uma vertical rara de Catena Zapata Estiba Reservada, que promovi em Vitória terça a noite um jantar no restaurante Taurus para harmonizar o melhor cabernet da Argentina com a melhor carne de Vitória.

Estavam presentes Welington Andrade, Marcos Fonseca, Marcelo, Paulo Finamore, Fabricio, Gilmar, Aldir Manoel, Flavio Maraninchi, Ubericilas Polido e eu hehehe!!!

Pessoalmente gostei muito dos vinhos. Fizemos uma votação e o resultado foi: 5º Lugar: safra 2002; 4º Lugar: Safra 2000; 3º Lugar 2004; 2º Lugar: Safra 2001 e em 1º Lugar “Campeão” foi a safra 2003.

Só votei contrario nos dois ultimos, sendo a safra 2001, a campeã na minha opinião. Todos os vinhos foram decantados por duas horas antes.

Catena Zapata Estiba Reservada 2000 – 100% Cabernet Sauvignon – 14% – 18 meses em barrica – ST (88)

Visual já evoluido, leve sedimento, herbácio, chá e torrefação. Paladar seco, austero, boa acidez, talvez demostrando declinio…..

Catena Zapata Estiba Reservada 2001 – 100% Cabernet Sauvignon – 14% – 15 meses em barrica – ST (94)

Visual evoluido, sedimento aparente, aromas complexos que se alternavam na taça, canfora, mentol, pimenta e estrebaria na medida. O paladar super redondo, confirmado o nariz, boa acidez, frescor, boa persistência…o melhor…um Bordeaux top!

Catena Zapata Estiba Reservada 2002 – 100% Cabernet Sauvignon – 14% – 18 meses barrica – ST (87)

Apesar de ser uma safra 10 na Argentina, não se saiu bem, foi o ultimo…bom, mas sem encanto, normal…..

Catena Zapata Estiba Reservada 2003 – 100% Cabernet Sauvignon – 14% – 18 meses barrica – ST (92+)

Daí para frente mostra muita diferença…fruta, textura aveludada, ameixa em calda…prezeroso, vai evoluir bem…..

Catena Zapata Estiba Reservada 2004 – 100% Cabernet Sauvignon – 14% – 24 meses carvalho – ST (91+)

Um pouco abaixo da safra 2003, mesnos intensidade, mas confirma boa fruta, equilibrio, final longo……

O melhor File ao Poivre de Vitória – ES (Restaurante Taurus)

Final, todo mundo feliz….!!!!