Por estes dias fui convidado para avaliar um vinho e me surpreendi de forma super positiva na taça. O vinho foi o brasileiro Núbio Sauvignon Blanc “2008″.

Este vinho é produzido pela Cooperativa Agricola de São Joaquim, “Sanjo” vinhos finos, em uma localização privilegiada região sul do Brasil, São Joaquim a 1300 m de altitude. As altitudes elevadas de Santa Catarina resultam em uvas com grande potencial de cor e açúcar, com o desenvolvimento de aromas mais finos e delicados, devido a maturação mais lenta e controlada, proporcionada pelas baixas temperaturas.

Para a vinificação das uvas a Sanjo construiu uma moderna vinícola constituída de tanques de aço inox com controle da temperatura (aquecimento e refrigeração), equipamentos enológicos importados da Itália, duas modernas caves com controle de umidade e temperatura para o amadurecimento do vinho em barris de carvalho e para amadurecimento do vinho depois de engarrafado.

Avaliação Pessoal: ST (87) = Degustado às cegas

Este vinho foi degustado às cegas de forma não proposital e sim por motivo de ocasião.

Visual amarelo palha, aromas que me fez lembrar um bom Alvarinho, liberando aromas de pêssegos, floral e muito mineral. O paladar mostrou um acidez viva e bem equilibrada, liberando bastante frescor, notas minerais e frutadas fecham com média persistência. Um vinho bastante agradável, que pede uma taça atrás da outra. Quanto a sua tipicidade vou ter que provar muito SB brasileiro para chegar uma opinião mais firme.

Brasil – Santa Catarina/São Joaquim – 100% Sauvignon Blanc – 14% – Preço: 39,90 – Supermercados Carone