Os mais puristas agora poderão dar pulos de alegria, existe uma solução para o uso do caviar feito pelo processo de esfericação por um produto totalmente natural, o caviar cítrico!

O caviar cítrico [Citrus australasica] é outro ingrediente que vem sendo utilizado na cozinha moderna. Fruto de uma pequena árvore que cresce apenas no cerrado australiano, o Finger lime é o novo segredinho de cozinhas como elBulli, que utilizou as bolinhas na temporada do ano passado.

Calcula-se que existam mais de 75 variedades do fruto nas mais distintas cores, podendo partir do amarelo até o rosa, com um sabor bastante ácido característico das frutas cítricas. O valor do fruto tem girado por volta dos 125 euros o kilo, e pode ser utilizado nos mais diversos preparos, como pescados, coquetéis e sobremesas.

Segundo relatos históricos, o fruto foi alimento para milhares de gerações do povo aborígene e começou a ser comercializado na década de 90 em uma loja de geléias elaboradas com frutas silvestres. O cultivo do fruto é como o de qualquer outra espécie de cítrico, necessita do seu habitat natural para oferecer frutos de qualidade e regularidade. Contudo, Europa, Estados Unidos e Ásia já estão correndo com seus plantios para satisfazer a demanda dos cozinheiros ávidos por inovações. Talvez com uma maior produção todos acreditem na redução do custo do ingrediente, porém até onde a natureza suportará?

Fonte:gastronimicas