Mais um vinho degustado do mestre dos brancos, o enólogo português Anselmo Mendes. Desta vez o vinho na taça é o Avarinho Contacto 2009, região do Minho, Vinho Verde D.O.C, 100% Alvarinho que amadurece por 4 meses em tonéis de inox e produção de 6.000 garrafas.

A região é um vasto anfiteatro que, da orla marítima, se eleva gradualmente para o interior, expondo toda a zona à influência do oceano Atlântico, fenômeno reforçado pela orientação dos vales dos principais rios, que correndo de nascente para poente facilitam a penetração dos ventos marítimos, os quais trazem muita umidade e chuva (até 1.500mm/ano em geral, 800mm/ano na sub-região de Monção). As temperaturas mais altas coincidem, durante o ano, com as precipitações mais baixas – final da primavera e verão quentes e secos – e as temperaturas mais baixas com as precipitações mais altas – invernos frios e chuvosos.

Avaliação Pessoal: ST (90) = Muito bom

Visual amarelo claro, aromas cítricos limão, mineral e flores brancas. O paladar mostra uma salinidade incrivelmente agradável, bastante frescor, confirma o nariz com notas cítricas e mineral com final bastante agradável.

Portugal – Minho – 100% Alvarinho – 12,5% – R$ 85,00 – Importador Decanter