Contrariando a performance menos positiva do sector nos últimos anos – em que as vendas globais têm diminuído –, foi lançado esta semana, a 19 de Abril, em Londres, um novo projecto de Vinho do Porto sob a Marca MAYNARD’S.

Os Portos Maynard’s resultam da conjugação de esforços de uma equipa de profissionais com vastos anos de experiência no Mundo dos vinhos e no sector do Vinho do Porto em particular, liderados por três nomes: os irmãos Fernando e Álvaro van Zeller (ex-proprietários da Qtª do Noval) e Tiago Trigo (ex-gestor dos Grupos Sogrape e Taylor’s).

O nome da marca é uma homenagem a um antepassado da família van Zeller – Walter Maynard’s –, historicamente reconhecido como um dos primeiros exportadores ingleses a envolver-se no comércio de Vinho do Porto – em 1652, muito antes de ter sido criada qualquer Companhia de Vinhos do Porto de raiz Britânica. 

A Marca foi resgatada pelos van Zeller e enquadrada na Empresa familiar “Barão de Vilar – Vinhos S.A.”, com o claro objectivo de se posicionar como uma referência de prestígio e qualidade no actual universo da categoria. 

O ‘Business Plan’ contempla a oferta de uma gama completa de Vinhos do Porto, sustentada na categoria e diversidade dos stocks acumulados pela família ao longo dos séculos – os van Zeller estão associados ao sector desde 1715 –, a que se junta um ambicioso plano de investimentos na adega e quintas do Grupo localizadas no Douro Superior, junto à fronteira com Espanha. 

Comentando o lançamento da gama na mostra “The Big Fortified Tasting”, Tiago Trigo (Partner / Director) afirmou:  “O projecto Maynard’s tem todas as condições para vincar, sustentado em vários factores-chave, nomeadamente: o know-how de um operador com décadas de experiência comprovada no sector; um espólio de vinhos de qualidade ímpar; a opção por um posicionamento Premium claramente assumido, reflectido numa imagem contemporânea e muito apelativa (aprovada em testes de mercado); o envolvimento de uma equipa de profissionais com provas dadas no negócio específico; oentendimento dos líderes do projecto de que o mais importante é crescer bem – em contraposição ao crescer rápido. Sabemos o que queremos alcançar e como lá chegar”. 

Os resultados da presença na capital Britânica foram extremamente positivos, estando em curso negociações avançadas com um importador local e existindo já reais perspectivas de listagens em alguns dos retalhistas locais de maior prestígio, naquele que é considerado o mercado mais exigente do Mundo (onde se vende a maior % de categorias especiais). 

Segundo Fernando van Zeller (Managing Director) “para 2010 estão definidos 6 mercados ‘alvo’, cada um com o seu plano de negócios específico, detalhando meios e metas a alcançar, tendo em vista a ambição de duplicar o negócio Premium de Vinho do Porto da ‘Barão de Vilar – Vinhos S.A.’ até 2015″.