Na noite de ontem conheci mais uma safra do produtor Travaglini, um dos mais conhecidos da região de Gattinara, Itália. A Safra degustada foi a 2001, que levei para um bate papo com o amigo Flavio Maraninchi, que se encarregou de elaborar um pratinho básico…Risoto de Porcini, regado com Trufas negras…um luxo! Afinal, luxo é ter amigos….

O Gattinara é uma cidade do Piemonte, que produz vinhos com 100% da uva Nebbiolo. É o primo pobre na região, em relação ao Barolo e Barbaresco, pela sua pequena visibilidade no mercado. É envelhecido por um ano em tonéis de madeira e mais dois em garrafa. Conquistou a DOC em 1967 e a DOCG em 1991.O envelhecimento do Gattinara é de pelo menos três anos, destes, um em barris de madeira, e sua graduação alcoólica mínima é de 12,5%.

As melhores safras recentes de Gattinara foram 2004 (ótima), 2001 (ótima), 2000 (boa), 1999 (excelente) e 1997 (ótima).


Avaliação Pessoal: ST 91 = Excelente

Posso dizer sem medo de errar que o Gattinara é um vinho de qualidade tão boa quando um Barolo e Barbaresco. Visual como se pode ver acima, alaranjado, característica da casta, aromas explodindo, com muito floral, frutas vermelhas e especiarias. O paladar mostra um caráter gastronômico, seco, excelente acidez, taninos maduros, muito intenso, com um final longo e saboroso. Harmonizou perfeitamente com o prato abaixo.

Laminando as trufas negras

Risoto de porcini com trufas negras e bisteca (by Flavio Maraninchi)