Na noite de terça-feira participei a convite do meu amigo Jorge Lessa, representante da importadora Vinos y Vinos, de um jantar para apresentação de novos rótulos da vinícola Chilena J.Bouchon aqui na capital Capixaba. Vitória já está sem dúvida inserida no roteiro dos grandes eventos nacionais, assumindo o seu lugar de terceiro maior consumidor de vinhos finos do Brasil. Alô Brasil…estamos aqui heim!!!

Foto acima: Boris Azevedo ( Sommelier Ville du Vin), Jorge Lessa ( Vinos y Vinos) e Julio Bouchon.

O local escolhido foi o restaurante Lareira Portuguesa, uma boa opção de culinária portuguesa em Vitória. Ambiente super requintado com um atendimento a altura.

Estavam presentes vários amigos, a nata do vinho por aqui, na verdade quem faz o vinho acontecer, se é verdade que o vinho precisa de ajuda para tal.

Fomos recebidos com estilo, servidos com o Champagne Baron de Marck Brut e Rosé, no qual destaco a Brut, refinado, com uma qualidade só vista em Champagnes.

Partimos então para uma verdadeira maratona gustativa, aonde tivemos a oportunidades de provar sete vinhos da vinícola, intercalados com algumas iguarias da casa. Dos sete vinhos gostaria de destacar e recomendar dois, que na minha opinião foram os melhores.

Bolinhos de Bacalhau

Lascas de bacalhau

Pasteis de Santa Clara

Vinhos que se destacaram na minha avaliação Pessoal:

Las Mercedes Barrel Fermented 2009 – 100 % Sauvignon Blanc – 13% – 6 meses de barrica – ST (88)

  • Visual amarelo claro brilhante, aromas de manteiga de pipoca, cravo, mel, coco, abacaxi em calda, pouco fazendo lembrar um SB e sim um Chardonnay. Paladar musculoso, acidez equilibrada e correta, liberando bom frescor e bom final.

Las Mercedes Reserva Especial 2005 Magnum – CS, Syrah e Malbec – 14% – 12 meses de carvalho – ST (88+)

  • Visual vermelho rubi, aromas apresentando goiaba, tosta, café e especiarias. Paladar mostrou corpo médio, taninos redondos, acidez viva, fruta limpa de boa qualidade, equilibrado com final longo.

Alguns convidados:

Carlos Oliveira (Puerto Madero), Jorge Lessa, Helinho Massoni e Simey Santos (Enótria) e Marcos Fonseca.

A turma da confraria Big Dog Wine, é mole…!!!

O casal 20 do vinho Capixaba, Cacá e Marli Siqueira.