Para quem ainda não entrou no mundo dos vinhos de sobremesa não sabe o que está perdendo. Segue ai uma boa opção, Muscat de Saint Jean de Minervois do sul da França, vendido no Dutyfree por US$ 24. Sua denominação oficial é Muscat de Saint Jean de Minervois. Não me lembro de ter visto um vinho que tenha seu nome o mesmo de sua denominação.

AOC Muscat du Languedoc

Regras de produção

O rendimento não pode exceder 28 hl/ha em função dos anos de colheita.
A casta única é o Muscat de bagos pequenos. A maturidade não pode ser inferior a 252 g de açúcar por litro (aproximadamente 14°). Os vinhos doces naturais são vinificados exclusivamente por produtores que fazem a colheita. O álcool utilizado para a mutação é obrigatoriamente álcool vínico a 96% de volume. É adicionado numa proporção de 5% a 10% do mosto total. O teor de álcool final deve estar compreendido entre 15° e 18°.

Muscat de Frontignan (AOC desde 1936)

Uma vinha situada entre o Étang de Vic La Gardiole e o Étang de Thau, perto do município de Frontignan.
Solos argilo-calcários com teores de areia cada vez mais importantes à medida que se aproxima do Mediterrâneo. A garrafa torcida tornou-se o símbolo dessa denominação.

Muscat de Lunel (AOC desde 1943)

Uma vinha implantada à volta da cidade de Lunel, a meio caminho entre Montpellier e Nîmes, região da «bouvine» e de «courses à la cocarde» (corridas de touros). A região de denominação está situada em solos de grés pedregosos com elementos siliciosos vermelhos. Esses solos podem atingir profundidades consideráveis.

Muscat de Mireval (AOC desde 1959)

Uma vinha situada no Étang de Vic La Gardiole, perto do município de Mireval, na estrada que liga Montpellier a Sète. Solos de origem jurássica, com numerosos fragmentos calcários.

Muscat de Saint Jean de Minervois (AOC desde 1949)

Uma vinha situada a 250 metros de altitude, com solos de calcário alveolar. São solos muito pouco profundos, onde os fragmentos de calcário se misturam com a argila vermelha. O clima mediterrâneo é temperado pela altitude.

Avaliação Pessoal: ST (87)

Visual amarelo ouro, aromas de mel, damasco, frutas secas, floral e especiarias. No paladar mostra bom corpo, untuoso, confirma o nariz nos sabores, faltando somente de um pouco mais de acidez para balancear o seu dulçor.


Siga o Blog Vivendo a Vida no Twitter