Abrir uma garrafa de Mouchão é um verdadeiro prazer. É Sem dúvida um dos melhores e mais tradicionais vinhos de Portugal, elaborado por nada menos que Paulo Laureano em um terroir muito específico e impossível de se reproduzir. A casta Alicante Bouschet, encontrou na região as condições que lhe permitem um ótimo desenvolvimento com excelentes resultados enológicos. Proveniente da França, esta casta é para os franceses uma verdadeira dor de cabeça. O clima quente e seco do Alentejo garante o número de horas de sol que o Alicante Bouschet necessita, os solos de várzea, profundos, com uma camada de argila no subsolo que armazena água, as condições de relevo que rodeiam as vinhas e condicionam o seu microclima, permitem que as uvas desta casta sejam colhidas no ponto ótimo de maturação. No Mouchão também são plantadas as castas tintas Trincadeira e Aragonez e em menor escala as brancas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro.

  • As uvas são vinificadas em lagares com pisa a pé e controle de temperatura. Após a fermentação, o vinho estagia durante 2 a 3 anos em tonéis de madeira com mais de 40 anos e capacidade superior a 2.000 litros.

Avaliação Pessoal: ST (90+)

Ao abrirmos a garrafa verificamos que a rolha estava vazada, que causou apreensão do grupo. Na taça mostrou de inicio aromas apagados, que com o tempo +- 1 hora depois começou liberar seus encantos, mentol, fruta madura, madeira velha e especiarias. O paladar estava gordo, amplo, macio, acidez viva, equilibrado, acompanhando muito bem um bacalhau…

Portugal – Alentejo – Alicante Bouschet 70% e Trincadeira 30% – 15% – 24 meses em carvalho Francês + 12 meses em garrafa – Importador: Adega Alentejana R$120,00