Criado pelo chef de cozinha e gastrônomo, Eugenio Francisco da Silva, a Rabada com redução de vinho purê de mandioquinha aromatizado com gengibre “é um prato bem brasileiro e deve ser apreciado com cervejas com maior nível de fermentação, com aparência mais dourada”. O sabor desse tipo de cerveja combina também com massas e carnes.

Ingredientes:

1 rabo de boi, cortado em pedaços
6 grãos de pimenta-do-reino inteiros
3 tomates batidos no liquidificador
4 dentes de alho amassados
1 cebola picada
3 folhas de louro
250gr de manteiga
250gr de farinha de trigo
½ copo americano de vinho tinto
salsinha à gosto
sal
1 kg de mandioquinha

50 gramas de gengibre em lascas
100gr de manteiga de garrafa

Modo de preparo:

Rabada:

Colocar a rabada na panela de pressão e cobrir com água, cozinhar com todos os ingredientes, por uma hora, ou até amaciar, sem soltar dos ossos.

Após cozinhar, coar e reservar o molho. Colocar a rabada e o molho na geladeira. Quando o molho gelar, retirar a gordura que endureceu na superfície.

Reserve o molho da rabada para fazer a redução com vinho.

Para a redução de vinho:

Reaqueça o molho da rabada acrescente meio copo americano de vinho tinto de mesa e deixe e fogo baixo por 40 minutos. Neste meio tempo torre, 250 gramas de farinha de trigo com 250 gramas de margarina e prepare o roux. Engrosse a redução por mais dez minutos usando um fuet para não empelotar.

Para o purê de mandioquinha:

Lave e tire a casaca da mandioquinha colocando-as na pressão por 20 minutos, junto com o gengibre. Retire, descarte o gengibre e amasse as mandioquinhas, com ajuda de um batedor. Misture a manteiga de garrafa e acerte o sal.

Montagem:

Em um prato redondo coloque no centro uma colher bem cheia de purê e dois pedaços da rabada, despeje duas colheres de sopa da redução por cima e decore com a salsinha.

Fonte:Band Gastronomia