Bom dia meus amigos, hoje vou indicar um vinho que digo sem medo de errar, “o melhor vinho da uva carmenére que degustei até hoje”. No mês passado participei de uma degustação da vinícola Terranoble aqui em Vitória e achei o vinho muito bom, diferenciado. Para tirar a prova reuni um grupo de amigos em minha casa, e o resultado foi melhor ainda, um belo caldo.

A vinícola Terranoble, inaugurada por quatro empresários chilenos em 1993, possui modernas instalações e 90 hectares de vinhedos meticulosamente cuidados no Valle do Maule, que gera vinhos concentrados, porém mais firmes e frescos do que nas zonas do norte do Chile. Tem como vinho ícone, seu poderoso e assertivo Gran Reserva Carménère, considerado o melhor do país na safra de 1999 no Descorchados 2001 e na safra de 2001 pelo Guia de Vinos de Chile 2004.

Com a entrada de um novo sócio em 2006, o respeitado empresário Wolf Von Appen, a Terranoble está focalizada em fortalecer a sua base agrícola através da aquisição de vinhedos nas melhores regiões do país, como em Colchagua (Los Lingues) e Casablanca.

REGIÃO: Colchagua – 3 ha de vinhedos plantados em 2005, localizados a 30 km da Costa do Pacifíco. Densidade de 4.000 plantas/ ha.

COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Carménère

GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14,5° GL

PRODUÇÃO: 3.300 garrafas

CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: Clima de padrão mediterrâneo. Recebe ventos dominantes do sul com entrada de névoa matinal. Os verões são muito calorosos, o que favorece a plena maturação das uvas, e a amplitude térmica entre o dia e a noite também é muito relevante.

CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos graníticos. Vinhedos localizados a 200m de altitude com exposição norte/sul.

ELABORAÇÃO: As uvas provém de parcelas rigorosamente selecionadas, em que as videiras rendem 5 ton/ha. São colhidas no ponto ótimo de maturidade e com seleção de grãos na cantina. A fermentação tem início em grandes tanques de carvalho à 25ºC. O vinho é então trasfegado para barricas de carvalho francês onde ocorre a malolática e o amadurecimento.

AMADURECIMENTO: 8 meses em barricas de carvalho francês novas.

ESTIMATIVA DE GUARDA: 8 anos

IMPORTADOR: Decanter

PREÇO: 88,00

Avaliação Pessoal: ST (94+)

Uma qualidade inicial deste vinho é ausência de aromas de pimentão, herbáceo, e sim notas de baunilha, café e especiarias. O paladar apresenta muita estrutura, gordo, amplo, taninos aveludados, um vinho que me proporcionou um prazer incrível. E o melhor de tudo, o preço, que na realidade de hoje no mundo do vinho aço barato pelo que apresenta.

O excesso de álcool é prejudicial à saúde! Se beber não dirija!