Se tem um nicho em que os vinhos são realmente trabalhados é o mundo dos (eno)blogs. O nível de profissionalismo de boa parte dos blogs, não apenas nos dá uma boa segurança no que tange a informações sobre o mundo dos vinhos, como também, na análise de uma infinidade de rótulos degustados.

Não bastasse isso, alguns blogs vêm se unindo para a realização de eventos de enogastronomia. Posso citar, por exemplo o Encontro de Vinhos (foto) realizado em São no dia 06 de agosto de 2010, organizado pelos bloggers Daniel Perches (Vinhos de Corte) e Beto Duarte (Papo de Vinho); e mais, recentemente, o Encontro de Vinhos OFF, que antecedeu a ExpoVinis.

O poder de mobilização dos enoblogs é tamanho que, por iniciativa de Alexandre Frias, do blog Diário de Baco, criou o portal ENOBLOGS, que não apenas congrega os mais importantes blogs do País, como tudo que é postado em um deles, é repassado aos demais em tempo real.

Outras ferramentas como twitter, Orkut, facebook e afins são comumente usadas como meios alternativos de divulgação.

Enfim, para quem tem curiosidade para aprender mais sobre o mundo dos vinhos, os enoblogs são, sem dúvida alguma, uma das melhores opções disponíveis.

Links interessantes:

http://www.enoblogs.com.br/

http://www.vinhosdecorte.com.br/

http://www.diariodebaco.com.br/

http://levinaublog.blogspot.com/

http://www.peqprazeres.blogspot.com/

http://www.vivendoavida.net/

http://www.decantandoavida.com/

Autor: Marcelo Carneiro / publicado neste mês

O excesso de álcool é prejudicial à saúde! Se beber não dirija!