No Dia do Vinho quem comemora não é apenas a cadeia vitivinícola, mas todos os apreciadores da bebida e o universo turístico, cultural e econômico que ela movimenta. Como forma de homenagear e agradecer a tudo que o vinho proporciona, representantes do setor de cinco cidades da região da Uva e do Vinho na Serra Gaúcha e da Capital promovem 10 dias de festa a partir de 27 de maio. A programação conta com cerca de 200 atrações, já que mobiliza 60 vinícolas e 80 estabelecimentos entre restaurantes e hotéis, além das atividades da agroindústria, comércio, agências de turismo e eventos culturais. Os festejos serão distribuídos entre Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e em Porto Alegre de 1º a 5 de junho nos armazéns centrais do Cais Mauá.

Em Caxias do Sul, a largada para a temporada do Dia do Vinho será dada pelo chafariz da Praça Dante Alighieri, que ganhará cor de vinho a partir do dia 27. Outro sinal do período festivo será a iluminação do mesmo tom de uva nos principais atrativos turísticos de Caxias, como a Casa de Pedra, o Monumento ao Imigrante, o Jesus Terceiro Milênio, o Museu Municipal e a Estação Férrea. As rotas turísticas do município contarão com pacotes especiais e degustação de vinhos. Hotéis e restaurantes também vão oferecer descontos. “Queremos que as pessoas percebam que o clima frio de Caxias nessa época, alinhado à qualidade do nosso vinho, torna o destino ainda mais atrativo e propício para viver uma excelente experiência”, destaca o diretor da Secretaria de Turismo de Caxias do Sul, Saulo Velasco.

Bento Gonçalves vai apostar na tradição aliada à inovação. Entres os destaques, há desde o filó, um encontro típico da cultura italiana com farta gastronomia, músicas e jogos, regados a vinho, ao workshop para debater o impacto das redes sociais no mercado do vinho, uma novidade deste ano. O filó será no dia 4 de junho, às 20h, no Hotel Villa Michelon. Blogueiros de todo o país participarão do workshop de mídias sociais em 3 de junho no Farina Park Hotel. Outra inovação de Bento é o primeiro concurso de sagus, sobremesa a base de vinho muito difundida na região, que também oferecerá roteiros especiais e preços promocionais. “A região toda se veste de festa para homenagear seu produto maior: o vinho”, convida a secretária do Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero.

        

Entre as atrações de Flores da Cunha, a principal será no próprio Dia do Vinho. Um show na Praça da Bandeira, às 14h30min, com os músicos Valdir Anzolin e Valmor Marasca marcará a passagem da data e também o lançamento da 10ª edição do concurso dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha.  “Como maior produtor de vinhos do Brasil, nosso principal foco é um evento em que toda comunidade possa comemorar junto”, explica a responsável pelo departamento de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Turismo de Flores da Cunha, Mari Siqueira.

Garibaldi une as comemorações do Dia do Vinho a 25ª edição do Festival Colonial, um dos principais eventos gastronômicos da região da Uva e do Vinho. Neste ano, será realizado nos dias 4 e 5 de junho, nos Pavilhões da Fenachamp. Outros restaurantes da cidade também oferecerão pratos especiais durante as quase duas semanas de festa. “Nosso carro-chefe é o festival colonial, mas também vamos ter vinícolas, restaurantes e outros estabelecimentos envolvidos em benefício dos festejos do vinho”, ressalta o secretário do Turismo de Garibaldi, Jefferson Miotti.

Em Monte Belo do Sul, o tradicional Festival do Vinho de Santo Isidoro é a atração imperdível. O evento segue os moldes de uma típica festa de colônia com jantar no salão da Sociedade Cruzeiro no dia 4 de junho, às 20h. O cardápio inclui massa, frango, leitão, queijo, salame, polenta brustolada, pão, saladas, pinhão, amendoim, grostoli, sagu, refrigerante e, como não poderia faltar, o vinho, que poderá ser degustado diretamente de pequenas pipas de madeira. “Nesse período do ano, a paisagem de Monte Belo do Sul e região está em transição de cores, tanto os parreirais quanto os plátanos e outras árvores. O tom dourado desta fase fria do ano é mais um convite para tomar um bom vinho”, recomenda Viviane Ceriotti, coordenadora do Departamento de Turismo de Monte Belo do Sul.


Reservado a Porto Alegre ficará um dos principais eventos do Dia Estadual do Vinho. Comitivas de todo o Estado se reunirão no Cais do Porto em 5 de junho. Algumas atrações serão integradas entre as cidades, como o passeio ciclístico pelo roteiro turístico Caminhos da Colônia, entre Caxias do Sul e Flores da Cunha, no dia 5 de junho, a partir das 9h30min. Um dos pontos alto dessa união em homenagem ao vinho será o brinde coletivo proposto a todos os estabelecimentos e moradores da Serra Gaúcha a partir das 23h do dia 4 até a 0h do dia 5 de junho.

O Dia do Vinho

O projeto unificado de comemoração do Dia do Vinho na Serra Gaúcha está em sua segunda edição. Ele surgiu no ano passado a partir do desejo coletivo na busca da integração de ações de promoção da uva e do vinho, do desenvolvimento econômico da cadeia vitivinícola e valorização do patrimônio. O evento é promovido pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Conta com o suporte do comitê regional formado pelas secretarias de Turismo de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul e pelas entidades  Bento Convention Bureau, Caxias Visitors & Convention Bureau, Emater, Fundaparque, Atuaserra, Aprovale, Aprobelo, Aviga e Agevin.

Programação resumida:
Caxias do Sul

27 de maio

- Passeio turístico no Roteiro Vale Trentino.

28 de maio

- Passeio turístico no Roteiro Caminhos da Colônia.

- Feira do Vinho no Largo da Estação Férrea, das 7h30min às 12h.

29 de maio

- Passeio turístico no Roteiro Estrada do Imigrante.

31 de maio

- Passeio turístico no Roteiro Ana Rech.

1º de Junho

- Passeio turístico no La Cittá com Maria Fumaça.

- Suco de uva na alimentação de todas escolas da rede municipal na manhã, tarde e noite.

- Colacion de Lançamento do XIV Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul, às 8h30min, no salão paroquial Santa Teresa – Parque de Eventos da Festa da Uva.

2 de junho

- Passeio turístico no Roteiro Criúva – Eco Aventura Gaúcha.

3 de junho

- Passeio turístico no Roteiro Vales da Serra – Dia do Vinho – Confraternização com degustação de vinhos.

4 de junho

- Desenvolvimento da Agricultura Orgânica com degustação de vinhos orgânicos, às 14h30min, no salão da Igreja São Pedro e São Paulo – 3º Légua na Estrada do Imigrante.

- Feira do Vinho no Largo da Estação Férrea, das 7h30min às 12h.

- Curso de degustação de vinhos no ICIF _ Escola de Gastronomia de Flores da Cunha _ com candidatas a soberanas da Festa Nacional da Uva

5 de junho

- Passeio ciclístico no Roteiro Turístico Caminhos da Colônia – A gastronomia Italiana, com saída às 9h30min, em frente ao pórtico da Festa da Uva, com destino ao distrito de Otávio Rocha.

- Celebração ao Dia do Vinho na Cooperativa Vitivinícola Forqueta, às 15h, com animação do Coral Felicci Persone.

 27, 28, 29 e 31 de maio e 1º, 2, 3, 4 e 5 de junho

- Passeios turísticos Roteiro do Vinho – do Antigo ao Moderno.

 Diariamente

- Distribuição de sotopiatto nos restaurantes participantes do Dia do Vinho.

- Dia do Vinho no Comércio Caxiense com decoração dos estabelecimentos.

- Dia do Vinho na Praça Dante Alighieri com chafariz cor de vinho.

- Iluminação dos principais atrativos turísticos com a cor do vinho à noite, como Casa de Pedra, Monumento ao Imigrante, Jesus Terceiro Milênio, Museu Municipal, Estação Férrea, entre outros.

 Bento Gonçalves

 Dias 28 e 29 de maio

- Degustação Vinícola Aurora no L’América Shopping, das 18h às 20h.

 4 de junho

- Valores da Nossa Terra na Via del Vino.

- Filó Italiano com jogo típicos e jogo de damas com vinho, no Hotel Villa Michelon, das 20h às 23h.

- Projeto Cultura Itinerante 2011 com Tássia Minuzo e Matheus Kleber, às 20h, na Fundação Casa das Artes.

 5 de junho

- Almoço no Restaurante Bela Vista do Hotel Villa Michelon.

 Diariamente

- Curso de degustação da Vinícola Salton, manhã ou tarde.

- Degustação de Vinhos do Vale, das 18h30min às 20h30min, no Hotel Villa Michelon.

- Dia do Vinho Aurora, diariamente às 9h30min, como mini curso de degustação gratuito e música ao vivo.

- Enoteca Cristófoli com degustação de vinhos com um trio de panini.

- Vinícola Don Cândido com degustação de vinhos, acompanhado com uma tábua de frios.

- Roteiros especiais Dia do Vinho com Guia de Turismo da Agência Giordani Turismo.

- Roteiros especiais para o Dia do Vinho, com foco no enoturismo, da Agência Vale das Vinhas.

 Flores da Cunha

 3 de junho

- Encontro Vitivinícola, às 14h30min, na comunidade de 7 de Setembro.

 5 de junho

- Passeio ciclístico pelo roteiro turístico Caminhos da Colônia, com saídas de Caxias do Sul em frente ao Parque da Festa da Uva e de Flores da Cunha em frente à prefeitura. A saída é às 9h30min. O encontro do passeio é em Otávio Rocha e está previsto para as 12h.

- Comemoração ao Dia do Vinho na Praça da Bandeira com show de Valdir Anzolin e Valmor Marasca e lançamento do concurso dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha.

 Garibaldi

 4 e 5 de junho

- 25ª edição do Festival Colonial, um dos principais eventos gastronômicos da Serra Gaúcha, nos Pavilhões da Fenachamp.

 Monte Belo do Sul

5 de junho

- Comitiva para o Cais do Porto em Porto Alegre.

- Festival do Vinho de Santo Isidoro, às 20h.

 Diariamente

- Atividades direcionadas aos produtores de uva e vinho do município, promovidas pela Emater.

 ATENÇÃO: Programação sujeita a alterações. Mais detalhes sobre preços das atividades e outros estabelecimentos participantes do Dia do Vinho estão no site www.diadovinho.com.br.

 Crédito das fotos em anexo: Gilmar Gomes / Divulgação

Fonte: DOC assessoria de comunicação