Este vinho é para mim mais uma constatação, não conhecemos nem 10% do mundo do vinho. O encontrei no estande Conzorzio Export Yes! Grapes, www.yesgrapes.it, o meu segundo vinho indicado da ExpoVinis 2011.

Se trata do Bonarda (Croatina) Dell Oltrepò Pavese Doc Le Zolle. A uva tinta Croatina, autóctone italiana com origens na idade média, na região da Lombardia. É atualmente uma das uvas mais importantes do Oltrepò Pavese, na Lombardia, onde são produzidos vinhos tintos levemente frisantes que lembram um pouco o Lambrusco. Ela também é cultivada no Piemonte e na Emilia Romagna. No Oltrepò Pavese, em Colli Piacentini e no Roero, os vinhos de uva Croatina são chamados, às vezes, de Bonarda. Isso cria uma grande confusão uma vez que Bonarda é uma variedade de uva distinta. As explicações acima foram retiradas do Blog de Adriana Grasso.

Este vinho está á procura de importador. Lá fora é comercializado por 4 Euros!!! Aqui pelas contas de um importador, que tive a oportunidade de conversar, fica por 60,00 reais…..(Custo Brasil) x 15!!!

Avaliação Pessoal: ST (90)

Adorei o vinho, bem aromático, fruta na medida, leve frisante que ainda não conhecia em um tinto. Parece ter boa estrutura e uma acidez viva, boa combinação para um churrasco. Conversando com o produtor, orienta degustar bem jovem em temperatura normal de um tinto.

Steffano o pai da criança!!!

Beba moderadamente! O excesso de álcool é prejudicial à saúde!  

Se beber não dirija!