A cidade de Videira, capital estadual da uva, encravada no planalto oeste de Santa Catarina, foi palco entre os dias 24 e 25 de março, da III Avaliação Sensorial de vinhos de altitude. Organizado pela Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude (ACAVITIS), o evento foi realizado nas modernas instalações da estação de pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), com a participação de produtores e especialistas em vitivinicultura.

 A abertura das atividades foi encampada pelo Diretor do Conselho Regulador da Acavitis, Walter Melik Kranz, que expôs aos membros da Análise Sensorial a importância deste terceiro evento. “Este é o resultado de um seriíssimo trabalho realizado pela Acavitis e seus associados, utilizando conceitos de grande responsabilidade, empenho e tecnologia, tanto no campo, quanto na elaboração desses maravilhosos vinhos”, afirmou o diretor. 

Avaliações Sensoriais

Três etapas de avaliações foram realizadas pela Acavitis, nos últimos doze meses. A primeira edição aconteceu em Florianópolis, em março de 2010, onde foram certificados um total de 42 amostras, entre vinhos brancos e roses, espumantes, tintos e licorosos. Na segunda degustação, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, foram verificados mais 112 amostras. Já em Videira, passaram pelas mãos dos técnicos envolvidos, 22 rótulos.

Na totalidade, foram analisadas 176 amostras de vinhos, com 79% de aproveitamento, nas três amostras. “Estes dados são excelentes, mas isso não quer dizer que a Acavitis já atingiu o topo da qualidade, porém está caminhando em passos largos e concretos a caminho de excelência de vinhos finos de altitude no mercado nacional e internacional”, avalia Walter.

A quarta análise sensorial está marcada para novembro deste ano, atendendo os rótulos desta última safra. 

Certificação

Os vinhos aprovados e certificados irão fazer parte da seleção de rótulos representados pela Acavitis.  Os qualificados com o selo de excelência vão participar de todos os eventos de projeção nacional e internacional, como a Expovinis 2011, como também estão aptos a participarem das futuras Vendas Coletivas da Acavitis. 

ACAVITIS

Criada em novembro de 2005, para dar respaldo e suporte aos vitivinicultores, a Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), com sede em São Joaquim, representa 28 produtores no Planalto Catarinense, com vinhedos espalhados pelos municípios de São Joaquim, Urupema, Urubici, Lages, Painel, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Monte Carlo, Tangará, Videira, Treze Tílias, Salto Veloso, Água Doce e Caçador. 

Grupo de Degustadores 2011 

  • Jean Pierre Rosier – Representante da ACAVITIS.
  • João Lombardo – Representante dos Consumidores.
  • Marcel Salante – Representante da ACAVITIS.
  • Marco Antonio Dal Bó – Representante da Epagri.
  • Mauro Celso Zanus – Representante da Embrapa.
  • Nelson Essen – Representante dos Consumidores.
  • Vinícius Cagliari – Representante da Epagri.

Estas informações me foram enviadas por Rodrigo Ramos e Luciana de Moraes / Escritório de comunicação.