Está aí mais uma prova que o mundo do vinho é imensurável e por mais que nos informamos, sempre temos o que aprender. Neste final de semana conheci um vinho espanhol da Mustiguillo Viñedos y Bodegas, chamado Finca Terrerazo, com uma curiosa uva chamada Bobal. O vinho tem 85% de Bobal e 15% Tempranillo, sua fermentação é malolática em barrica e 5 a 8 semanas com batonagem (agitação das borras). Sem filtragem. Envelhecido 18 meses em barricas de carvalho francês. Produzidos com vinhedos de Bobal de mais de 60 anos. Sua graduação alcoólica é de 14,5%.

A história da vinícola se iniciou no ano de 1998, Toni Sarrión e sua família, convencidos do potencial da uva Bobal, embarcaram na aventura de elaborarem vinhos únicos e personalizados que expressassem o terreno e o clima de El Terrerazo. A uva Bobal é autóctona desta região e se caracteriza por ser uma uva vigorosa e muito expressiva e com bastante acidez e taninos.

A finca possui 90 h de vinhedos plantados entre 800 e 900 metros de altitude, com predominancia da variedade Bobal, embora também cultivem Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Merlot e Garnacha Tintorera.

Avaliação Pessoal: ST (94+)

Visual escuro, aromas de mamão, ameixa, figo em calda, coco, leve especiaria, baunilha, tudo na medida sem excesso. Na boca mostra potência e elegância, untuoso, amplo, persistente e um final confirmando a fruta de altíssima qualidade.

A importadora é a Península. Em Vitória é encontrado na Ville du Vin por R$ 174,00.