Estudo sobre o potencial do enoturismo brasileiro está entre os destaques do balanço parcial do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Vinhos, Espumantes e Sucos de Uva.


O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizam, nesta quinta-feira (24), a partir das 14h, em Brasília, um evento para apresentar o diagnóstico da vitivinicultura brasileira feito pelo Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Vinhos, Espumantes e Sucos de Uva, assinado entre as duas instituições em 2009. “Com base no estudo feito sobre o setor vitivinícola brasileiro em todas as regiões produtoras do país, vamos debater as perspectivas e os desafios das próximas ações a serem realizadas”, afirma o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.

O acordo firmado pelo Ibravin com o Sebrae desenvolve atividades em nove estados brasileiros. “O setor vitivinícola passa por um momento de transformações, ocasionada pelo acirramento da concorrência que exige uma crescente profissionalização. O programa procura encontrar alternativas de desenvolvimento e crescimento para o setor”, explica Paviani. No evento serão apresentados os primeiros resultados do programa, apontando as novas ações a serem tomadas daqui por diante.


A programação inclui a apresentação da Agenda Estratégica da Vitivinicultura, os projetos do Sebrae para o setor, o Diagnóstico Estrutural e Tecnológico da Vitivinicultura Brasileira e o Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro. O evento ocorre no auditório do Hotel Mercure (SHN, Qd 05, Bloco G, em frente ao shopping ID), em Brasília.

 
 

Programação


Data: 24/03/2011 – quinta-feira

Local: Sebrae – Brasília/DF

14h – Abertura Oficial (SEBRAE/Ibravin)

14h15 – Agenda Estratégica da Vitivinicultura

14h30 – Projetos Ibravin

14h40 – Projetos SEBRAE – Vitivinicultura

14h50 – Convênio SEBRAE/Ibravin

15h – Diagnóstico Estrutural e Tecnológico da Vitivinicultura Brasileira

16h – Intervalo

16h15 – Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro

17h15 – Mesa Redonda: Proposição de Ações Futuras

18h – Encerramento com Degustação de Vinhos e Frutas

 

 Siga o Blog Vivendo a Vida no Twitter

Orestes Andrade Junior

Assessoria de imprensa