Segunda feira dia 21, falei sobre dicas de como sentir melhor os aromas do vinho. Hoje vou falar um pouco de como entender e sentir melhor as sensações gustativas básicas, (paladar).

Este momento é aquele que para quem não vive neste mundo acha engraçado e por vezes arrogante, as expressões feitas pela boca dos apaixonados pelo vinho. Mais os movimentos que acontecem na hora de uma degustação são muito importantes para o sentir os gostos.

O procedimento correto é: dê um bom gole no seu vinho, segure-o em boca, mexa com os lábios franzido-os deixando entrar um pouco de ar sobre a língua. Movimente a língua como se estivesse mastigando o vinho. Em seguida engula.

As papilas gustativas registram várias sensações básicas. São elas: doce, acido (azedo), salgado e amargo.

Depois de movimentar o vinho pela boca o cérebro processa as informações e começa a imprimir. A sensação adocicada é primeira a ser sentida, na parte de frente da língua, ande o vinho chega primeiro. Em seguida vem a acidez (azedo) sentido nas laterais da língua. O salgado é a sensação menos sentida, lendo vi poucas descrições de vinhos (salgados), somente Jerez. Mais no meu paladar já senti salgado em vinhos brancos da Borgonha. E para fechar o amargo, sensação do fundo da língua que costuma ser gerado pelo excesso de taninos e uso errado da madeira em sua maturação.


Siga o Blog Vivendo a Vida no Twitter