No tradicional almoço de domingo com amigos degustei mais uma vez um vinho de Raúl Pérez. Raúl é um dos grandes enólogos da Espanha, produz vinhos que realmente podem ser ditos “boutique” ou “garage”, com minúsculas produções. Como um enólogo, sua missão é captar todas as potencialidades de cada local que ele trabalha. No ano passado tive a oportunidade de provar em uma degustação em SP, na importadora Casa do Porto, a maioria de seus vinhos.

O vinho degustado ontem foi o Ultreia Saint Jaques 2008, acredito eu ser o vinho de entrada, elaborado com 100% Mencia e envelhecido por 12 meses em barris de carvalho de 1500 litros. Recebeu de Jay Miller/Wine Advocate 93 pontos.

Avaliação Pessoal: ST (90+) – RP (93)

Um vinho muito bem feito com fruta de grande qualidade explodindo na taça, lembrando frutas vermelhas como, cereja, groselha e morango maduro. No paladar mostra bom corpo, equilibrado, confirmando a fruta, taninos redondos, acidez viva, uma ótima companhia para o filé ao poivre. Achei que não ia agüentar o prato, mais mostrou sua força. Um vinho de qualidade superior a sua faixa de preço, recomendo.

Espanha – Bierzo – 100% Mencia – 13,5% – Casa do Porto – R$ 69,00 – Siga o Blog Vivendo a Vida no Twitter