A Barbera é a segunda uva tinta mais plantada em toda a Itália. Mais é no Piemonte, especificamente em Asti e Alba que a Barbera se destaca. O Barbera d’alba é, geralmente mais cheio, maduro e rico do que o d’Asti, mais em alguns vinhedos rivaliza em riqueza e poder.

O estilo tradicional envelhecido em pipas lhe confere pouco ou nenhum sabor de carvalho. Já no estilo moderno envelhecido em barricas de carvalho francesas, pequenas e novas, tendem a ser bem mais influenciado em aroma e sabor.

O legal é o método tradicional saindo totalmente das características modernosas às vezes enjoativas.

A uva é recomendada para pratos de massa, especialmente com molho de tomate.

Este vinho foi comprado com 50% de desconto, saindo a R$ 45,00, em promoção da importadora Vinea. A primeira garrafa se mostrou com rolha infiltrada e a meu ver com defeito. Agora a segunda veja a baixo:


Avaliação Pessoal:

Esta segunda garrafa degustada se mostrou com o mesmo problema na rolha, totalmente infiltrada. Mais nos aromas e no paladar aconteceu uma história interessante. Desde o inicio da degustação da garrafa mostrou um nariz de vinho chileno, pimentão, eucalipto…….no paladar confirmando e com bons fundamentos de acidez, taninos e álcool.

Italia – Piemonte – Valfieri – Barbera – 14% – ST (88) – Importadora Vinea, R$ 89,00