Depois de muita polêmica e discussão, o email recebido de Robert Parker não deixou dúvida.

Para quem não acompanhou o caso, recebi um convite para uma degustação aqui em Vitória promovida pela importadora da Taylor’s no Brasil, aonde mais de uma dúzia de pessoas foram informadas que iriam degustar além de vários rótulos de sua importadora, um Vinho do Porto com 100 pontos da Wine Advocate/RP. Acredito que até aqueles que são contra a ditadura “Parker” gostaria de estar neste evento.

Pois bem, a degustação foi maravilhosa, um banquete regado a belos Vinhos do Porto e a nobre presença do diretor de exportação do grupo Taylor’s, Fernando Seixas. O Vintage Port 2003, vinho esse que foi declarado pela importadora, e por vários sites como tendo “100″pts, que de imediato disparei pelo twitter, Facebook e blog que estava degustando um vinho perfeito, não só pela nota e sim também pela qualidade notada, não tinha a referida pontuação. Após a minha postagem no blog, recebo um email do “Confrade Luiz Cola”, sobre o “erro” cometido.

Fiquei perplexo, como!!! Mesmo com copia de sua pontuação em site oficial, recebido por email de “Luiz Cola”, decidi tirar a prova final, nada melhor que o próprio “RP”. E foi o que fiz, enviei um email para ele, que 10 dias depois recebo o retorno.

Gostaria de deixar “bem claro”, que não poderia deixar de esclarecer o assunto em “respeito” aos leitores do “Blog Vivendo a Vida”.

Abaixo cópia do envio e recebimento do Email.

From: silvestre tg [mailto:[email protected]]
Sent: Friday, February 11, 2011 12:46 PM
To: [email protected]
Subject: Taylor’s Vintage Port 2003

Mr. Robert Parker,

Request information from Taylor’s Vintage Port 2003.

On its website states that the score is 98 +.
On the Internet (Google) several existing entries of a supposed note RP-100.

Which is correct 98 + or 100.

Silvestre
www.vivendoavida.net

From: [email protected]
To: [email protected]
Subject: RE: Taylor’s Vintage Port 2003
Date: Mon, 21 Feb 2011 12:16:44 -0500

Dear Silvestre, 

The 98+ score is the official, professional score published in the Wine Advocate. 

The 100 score is from a Hedonist Gazette article called  ”The Great Wall of China, Black Tie Dinner” 

Note to Readers about the Hedonist’s Gazette

The abbreviated, spontaneous, and visceral tasting notes and numerical ratings in this section should not be confused with professional, structured tasting notes from specific peer group tastings or cellar tastings. The Hedonist’s Gazette notes emerge from casual get-togethers, with the food and company every bit as important as the wines. I do not consider these tasting comments as accurate or as pure in a professional sense, but they are part of a wine’s overall record. In short, focus, so critical in a professional tasting without food or other distractions, is clearly on a different level in such “fun gatherings.”    —Robert M. Parker, Jr.


Siga o Blog Vivendo a Vida no Twitter