Semana passada as voltas no supermercado Carone aqui na Capital Capixaba, fui dar uma espiada na sua sessão de espumantes. Encontrei dois que ainda não conhecia, uma deles foi o Ortigão Bruto, espumante de Portugal, região da Bairrada.

É elaborado pelo método clássico (fermentação em garrafa). O “remouage” manual e o “dégorgement á la volée”, uma operação manual e tradicional de Champagne.

A vinícola Quinta do Ortigão já está na sua quarta geração, motivada pelos conhecimentos deixados por seu fundador Justino Sampaio Alegre, que viu nas terras da Bairrada ótimas condições de qualidade nas uvas brancas, produzindo o primeiro espumante de Portugal.

Avaliação Pessoal:

Como se vê na foto abaixo mostra uma perlage abundante, aromas de fermento, frutas secas e um leve floral. No paladar com certeza é a sua maior qualidade, bastante seca, mostrando uma acidez muito boa, frescor, persistência, super agradável. Uma ótima opção de compra. Se eu não me engano o preço é abaixo de 40,00 reais.

Portugal – Bairrada – Arinto, Bical, Cerceal e Maria Gomes – 12% Alc – ST (88) – Supermercado Carone – Enólogo: Osvaldo Amado