Mendoza é uma das regiões vinícolas mais incríveis do mundo, principalmente pela perfeita combinação entre um cenário moldurado por vinhedos abençoados pela Cordilheira dos Andes, além de um clima agradável o ano todo. Não bastasse tanta beleza, a região possui uma série de roteiros, principalmente se estiver procurando por provas de vinho e uma gastronomia baseada na suculenta carne argentina.
Atualmente são 1.200 vinícolas, onde em cerca de 200 delas é possível degustar bons rótulos e até mesmo fazer uma visita guiada aos vinhedos, e dependendo da época, colher a uva e aprender sobre o processo de produção. Algumas delas vão além, oferecendo hospedagem e excelentes restaurantes.
As principais uvas: A Malbec é a mais plantada e apreciada, porém alerto para qualidade da Pinot Noir, Cabernet Franc e a Cabernet Sauvignon. Quanto as brancas, além da nativa Torrontés, provem os caldos elaborados com a Viognier.
Estive recentemente visitando a região e apresento aqui algumas vinícolas:
Norte de Mendoza – Lujan de Cuyo
Aos pés da cordilheira de Los Andes, em Mendoza, encontra-se a região de Luján de Cuyo – Agrelo, Maipú, Godoy Cruz e Guaymallén, onde se concentra a maior quantidade de vinícolas do país e um número muito importante de vinhedos antigos. As vinícolas argentinas mais tradicionais estão ali.
O solo da região é de origem aluvial com subsolo pedregoso e possui sedimentos de areia, limo e argila. A pobreza de matéria orgânica limita o crescimento excessivo das videiras dando como resultado excelente qualidade de uva para a produção de vinhos. Aqui, o Malbec possui características notáveis com cores vermelho violáceo e pronunciada intensidade.
Bodega Catena Zapata
A primeira que indico é a Catena Zapata, que alcançou status e admiração em todo o mundo. Foram os pioneiros em muitas iniciativas, como o uso de barricas francesas e da viticultura de precisão, que utiliza até satélites para descobrir a melhor adequação de cada variedade ao terroir.
A vinícola tem a forma de uma pirâmide maia, tornando-se uma das mais belas da cidade. No subsolo, os melhores vinhos repousam pacientemente até a hora de serem engarrafados. No segundo andar, salas de degustação, amostras dos perfis de solo dos vinhedos da vinícola, e a escala em metal que dá acesso ao terraço.
A degustação pode ser realizada em qualquer uma das várias salas da pirâmide. Os guias são preparados para atender os visitantes. Procure reservar com bastante antecedência.
O agendamento da visita pode ser feito pelo telefone (54) (261) 413-1100 ou pelo site www.catenawines.com/es/contact.html
End: J. Cobos s/n, Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza – Importadora no Brasil – www.mistral.com.br
Bodegas Lopez – Maipú
Na cidade de General Gutiérrez em Maipú está localizada a Bodega Lopez com mais de 117 anos de tradição. Seu fundador, Jose Lopez Rivas, veio da Espanha fugindo de uma praga devastadora. De 1898 até hoje a vinícola tem sido gerida pela família fundadora através de quatro gerações.
A visita começa com um vídeo institucional onde os visitantes podem aprender sobre sua história, diferentes formas de colheita etc. Em seguida, começa o passeio onde você vai ver as adegas da área e moagem, tanques de aço inoxidável para fermentação, pneumáticos e salas de envelhecimento em grandes prensas de barris. Você também pode visitar a produção de espumantes, e um museu para finalmente provar vinhos em uma adega subterrânea.
O grande diferencial que tornam os vinhos dessa vinícola com um estilo inconfundível, é o seu processo de amadurecimento x madeira, grandes barris de carvalho francês, de 5.000 a 35.000 litros de capacidade, onde o vinho evolui ganhando uma notável complexidade de sabores e aromas antes de ir para o mercado.
A vinícola também oferece uma gastronomia excelente, com a instalação do restaurante Rincón de Lopez, premiado com o “Best of Wine Tourism Mendoza”. Imperdível!
Telefone: 0261-4972406 – Endereço: 375 North Ozamis General Gutiérrez, Maipú – Mendoza, Argentina.
Bodega Renacer
Localizada em Perdriel, Luján de Cuyo, em uma área privilegiada para o Malbec. A vinícola começou a construção em 2001, o ano em que um vinhedo de 20 hectares foi comprado.
Atualmente possui 30 hectares e trabalha com os produtores locais, que obtém as melhores uvas das melhores terroirs de Mendoza. A adega é pioneira no desenvolvimento de viticultura de precisão, plantas de alta densidade e baixa produção por planta, originando excelentes vinhos.
Os vinhos estão presentes em mais de 30 países. Três de seus quatro vinhos foram incluídos no Top 100 por publicações reconhecidas.
A vinícola também oferece atividades como: Winemaker Experience, onde você pode fazer seu próprio corte, desenhar e rotular sua própria garrafa. Você tem a possibilidade de frequentar um curso de degustação, desfrutar de um churrasco argentino típico ou um piquenique na pérgula.
Em breve estará pronto seu centro de visitantes e um restaurante. O projeto, com um custo de 1 milhão de dólares terá uma área total de 300 metros quadrados cobertos e 250 ao ar livre.
Brandsen 1863 – Lujan de Cuyo, Mendoza, 5507, Argentina – Telefone: 54-261-5244416 – Email:
Bodega Casarena
Apenas 20 minutos da cidade de Mendoza, este projeto aberto em 2007, após a restauração completa de uma vinícola centenária, que ainda mantém a sua fachada, agora é exclusivamente para a produção de vinhos premium.
Esse desafio começou a ser traduzido em dezenas de prêmios recebidos até agora por parte dos críticos mais prestigiados.
A vinícola também é reconhecida pela qualidade de visitas guiadas e degustações. Está sempre listada entre os primeiros recomendado pelos sites de viagens em todo o mundo.
Outro ponto alto é o restaurante Casarena, escolhido e recomendado por centenas de passageiros de todas as localidades. O edifício, construído em terreno alto feito especialmente se funde com a vinha e os Andes como pano de fundo. A cozinha gourmet combina perfeitamente com vinhos Casarena escolhidos para cada degustação. As quatro estações marcam a mudança de menu, preparados com produtos regionais frescos que convidam constante descoberta de sabores.
Brandsen 505 – Lujan de cuyo, Mendoza , 5509 , Argentina – Telefone: 54-261-696-7848 – Email:
Bodega Lagarde
A história da Bodega Lagarde se confunde com o início da indústria vitivinícola em Mendoza. Estabelecida em 1897 e dirigida pela família Pescarmona desde 1970, é uma das bodegas com mais antigas de Mendoza, com vinhedos históricos e centenários de 1906 e 1930.
Foram os pioneiros na implantação de cepas Viognier e o Moscato Bianco.
Seus vinhos são elaborados exclusivamente com uvas dos próprios vinhedos, com mais de 300 hectáres em diferentes terroirs em Perdriel, Luján de Cuyo, Agrelo e o Vale de Uco, os mesmos encontram-se cuidadosamente situados sob as condições especiais que cada variedade necessita para aumentar a sua máxima expressão.
A vinícola conta com uma gastronomia excepcional, elaborada pelo restaurante Fogón, eleito número 1 em Mendoza pelo TripAdvisor. Imperdível!
San Martín 1745 – Lujan de cuyo , Mendoza , 5507 , Argentina – Telefone: 54-261-4980011 – Email:
Bodega Benegas
A vinícola foi construída em 1901 pelo ex-governador de Mendoza, Agustin Alvarez. Em 1999 foi comprada por Federico Benegas Lynch, e passou por uma restauração que durou 5 anos, mantendo sua arquitetura original.
A visita começa com um passeio pelas vinhas, passando pela área de vinificação, seguida pela adega subterrânea, com as tradicionais barricas de carvalho francesas e, finalmente, com a degustação de seus vinhos fantásticos, principalmente seu Cabernet Franc.
Araoz 1600 – Mayor drummond, Mendoza, 5507, Argentina – Telefone: 54-261-4963078 – Email:
Finca Decero
A finca “Decero” que significa “a partir do zero” é localizada na região de Agrelo, a 1.050 metros acima do nível do mar, o mais elevado da região, aos pés da Cordilheira dos Andes. O nome “Remolinos” Vineyards vem de redemoinhos, rajadas de vento em forma de espiral que passeiam entre as videiras. O investimento foi patrocinado por um dos 140 homens mais ricos do mundo e apaixonado pelo vinho, o Suiço Thomas Schmidheiny, que também tem vinícolas na Austrália, Califórnia e Suíça.
O tour vinícola pode ser realizada através de duas propostas: a primeira “Wine Lovers” voltado para aqueles que querem descobrir a beleza por trás dos vinhos da adega, um passeio e degustação de três vinhos. A outra proposta “Wine aficionados tour” é para aqueles que têm um pouco mais de conhecimento do mundo do vinho, com visita a adega e prova de vinhos combinados com três pratos.
A vinícola conta com um belo restaurante.
Bajo las Cumbres 9003 – Agrelo , Mendoza , 5509 , Argentina – Telefone: 54-261-5244747 – Email:
Vale de Uco
O Valle de Uco está situado a uns 100 km a sudoeste da cidade de Mendoza e, nestes últimos anos, tem se transformado em um destino privilegiado para turistas e experts do vinho. Abrange territórios cultivados dos departamentos de Tunuyán, Tupungato e San Carlos, no contraforte da Cordilheira de Los Andes, irrigados pelos rios Tunuyán e Tupungato. Sua área total supera os 17.370 km2.
O clima é temperado, com invernos rigorosos e verões quentes com noites frescas. A temperatura média anual é de 14,2°C e possui mais de 25 mil hectares de vinhedos situados aos pés da Cordilheira de Los Andes. O vale é um lugar privilegiado para a produção de uvas e vinhos de altíssima qualidade. A amplitude térmica diária é de aproximadamente 15° C, gerando uma excelente produção de cor e tanino nas uvas. Ali são criados vinhos destinados a um longo estágio.
A bacia do rio Tunuyán atravessa a província de Mendoza de oeste a leste seguindo pelo paralelo 34º sul. O clima e a água são fatores determinantes na região da bacia. A altitude e a distância do Oceano Atlântico, somados à presença da Cordilheira de Los Andes que age como uma barreira aos ventos úmidos do Pacífico, modelam o clima da bacia. O clima de tipo continental que existe na bacia traz como consequência grandes variações das condições atmosféricas gerando um efeito de considerável estacionalidade.
Vinhedos e vinhos de Valle de Uco
Em 2012 a área plantada no Valle de Uco superava os 25.500 hectares, quase o dobro que em 2001. É evidente a grande expansão de uma das zonas de maior reputação da vitivinicultura argentina. Desse total, três quartas partes correspondem a variedades tintas, uma vez que estas uvas tem tido uma excelente adaptação a esta zona de altura de Mendoza. A Malbec transformou-se na estrela do lugar com mais de 44% da área plantada, com um crescimento que triplica os hectares plantados há apenas uma década atrás.
Os vinhos tintos do Valle de Uco são de cor intensa e matiz violeta. Os aromas revelam fruta madura, especialmente frutas vermelhas. Na boca, costumam ter taninos marcados, com bom teor alcoólico e de acidez média. Por outro lado, os brancos da região apresentam em geral baixa intensidade de cor com matizes esverdeados. Os aromas predominantes são cítricos, frutados e florais. O nível de acidez é moderado-alto.
A altitude da região, ao agir como moderadora das temperaturas máximas em um ambiente de baixa umidade relativa e grande exposição solar, permite produzir uvas de grande intensidade e concentração de polifenóis. O solo é um fator determinante na elaboração de vinhos de qualidade. No caso do Valle de Uco ele é aluvial, arenoso ou pedregoso, o que se traduz numa excelente permeabilidade e drenagem.
Domaine Bousquet
Localizado no Vale do Uco, ao sul da província de Mendoza , tem como filosofia se concentrar em preservar a alta qualidade das uvas. Em sua visita, você pode descobrir as vinhas e a filosofia orgânica, certificada desde 2005. Você poderá descobrir a rota das uvas da colheita à vinificação e participar em diferentes tipos de provas, além ter aulas de cozinha com a chefe e muitas outras atividades. O restaurante com visual para a Cordilheira é a mais bonito e um dos mais saborosos de Mendoza.
Ruta 89 s / n – Tupungato, Mendoza, 5561, Argentina – Telefone: 54-0261-5274048 – Email:
Finca Sophenia
Fundada em 1997 por Roberto Luka, antigo diretor de operações de uma das maiores companhias exportadoras de vinhos da Argentina e ex-presidente da Wines of Argentina, e Gustavo Benvenuto, a Finca Sophenia está localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, mais precisamente a 1.200 metros de altitude na excelente área de Tupungato, na conhecida região de Mendoza. O nome “Sophenia” é uma combinação dos nomes das filhas dos fundadores: Sophia e Eugenia. Atualmente são 130 hectares plantados com as cepas francesas Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
A visita começa na vinha com uma narrativa sobre as castas que compõem os vinhos da Finca Sophenia e cuidado que a adega realiza para obter uvas de qualidade ao pé da Cordilheira dos Andes.
Uma vez no interior da adega, o perfil arquitetônico e equipada com a mais recente tecnologia, os turistas conhecem os diferentes passos do processo de produção. O passeio termina na sala de barricas com a esperada degustação, com vinhos de vários estilos e preços.
O bar onde os vinhos são provados faz parte de uma escultura artística feita a partir de aduelas utilizados Sophenia Synthesis (ícones adega), criando uma peça única e um clima inesquecível.
Ruta 89. Camino Los Árboles Km 12,5 – 16 de julio , Mendoza , 5561 , Argentina – Telefone: 54-0261-155042788
Bodega Atamisque
Localizada na famosa rota turística do vinho, “ruta 86”, a Bodega Atamisque foi inaugurada em 2007, no Valle do Uco, distrito de San José em Tupungato. A Bodega nasceu da paixão pela viticultura dos irmãos franceses John e Chantal du Monceau, herdeiros de uma família de produtores na Borgonha, França. Hoje, Atamisque conta com uma estrutura de altíssima qualidade, com equipamentos de ponta e uma capacidade de produção total em 500 mil litros de vinhos por ano.
Em sua visita, você pode admirar a bela natureza circundante a vinícola ao lado do imponente vulcão Tupungato, também pode ver as suas instalações e sua majestosa telhado de pedra tornou-se uma novidade mundial.
A adega oferece aos turistas e visitantes a oportunidade de passeios a cavalo ou passeios de bicicleta, diferentes tipos de degustações e desfrutar da original cozinha de seu restaurante servido pelo seu próprio viveiro de trutas.
– 0261 15 518 1786, Calle La Gloria 2054, Tupungato,
Lojas de vinho em Mendoza
Wine O’clock – Espejo 533, Mendoza, Capital –
Winery – Chile 898, 5500 Mendoza, Argentina – http://www.winery.com.ar
Sol & Vino – Sarmiento 664, Mendoza, Capital – (0261) 425-6005
Onde comer:
1884 (carnes/gourmet) – Vinícola Escorihuela Gascón. Belgrano, 1188 – Mendoza –
Azafrán (argentino/gourmet) – Sarmiento, 765 – Mendoza – azafranresto.com
Maria Antonieta – Belgrano 1069 – Ciudad de Mendoza. mariaantonietaresto.com
Onde se hospedar:
Intercontinental – Blvd Perez Cuesta Esq., Acceso Este, M5521AAR, Phone: +54 261 521-8800 –
Park Hyatt – Chile 1124, 5500 – Phone: +54 261 441-1234 –
Diplomatic – Av. Belgrano 1041, 5500 – Phone: +54 261 405-1900 –