search engine optimizationsubmit websiteemail extractor

Archive for setembro, 2012

O equilíbrio de um vinho é demostrado pela harmonia de três compostos: taninos, acidez e álcool. É o famoso “tripé“. Porém, como se pode ver na foto acima, esse vinho superou todas as expectativas! Um verdadeiro malabarista, rsrsrs. Essa foto foi tirada em recente visita ao CT (Centro Tecnológico) da vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, essa semana.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook

O serviço impecável dos estudantes de enologia

O Blog Vivendo a Vida participou hoje de momentos emocionantes na Avaliação Nacional de Vinhos,
safra 2012. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento, que desde 1993 serve como parâmetro para a evolução dos vinhos brasileiros, bateu todos os recordes. Foram 850 apreciadores de 20 estados brasileiros e oito países, que assistiram e degustaram na taça o resultado da análise de 387 amostras inscritas por 70 vinícolas de sete estados. A maior degustação simultânea do mundo!

16 amostras foram avaliadas no Parque de Eventos da Fenavinho, 30% mais representativas da safra, definidas a partir do trabalho de grupo de 120 enólogos realizado ao longo do mês de agosto. Cada uma das amostras foi comentada pelo especialista convidado. Neste ano teve representantes da Argentina, China, Holanda, Itália, Cuba, Portugal, Uruguai e Brasil.

 

Os PRODUTORES premiados

OS 16 VINHOS REPRESENTATIVOS DA SAFRA 2012



 

Categoria: Vinho Base Para Espumante 

1. Vinho Base Espumante – Chardonnay – Domno Do Brasil

2. Vinho Base Espumante – Chardonnay/Pinot Noir – Vinícola Miolo

3. Vinho Base Espumante – Chardonnay/Pinot Noir – Vinícola Geisse 

Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático

4. Chardonnay – Luiz Argenta Vinhos Finos

5. Chardonnay – Vinícola Góes & Venturini

6. Chardonnay – Cooperativa Vinícola Nova Aliança

7. Chardonnay – Basso Vinhos e Espumantes 

Categoria: Branco Fino Seco Aromático

8. Moscato Bianco R2 – Vinícola Perini 

Categoria: Tinto Fino Seco Jovem

9. Gamay – Vinícola Salton 

Categoria: Tinto Fino Seco

10. Teroldego – Don Guerino

11. Merlot – Vinícola Almaúnica

12. Cabernet Sauvignon – Guatambu Estância do Vinho

13. Cabernet Sauvignon – Cooperativa Vinícola Aurora

14. Marselan- Casa Valduga – Grande destaque em minha opinião

15. Tannat – Antonio Dias Vinhos Finos

16. Tannat – Vinícola Almadén

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook

Dando seguimento as novidades diretamente do Sul do Brasil, hoje falo sobre um vinho brasileiro da Campanha Gaúcha que leva uma dose de Marketing e Publicidade, seguindo uma tendência no Brasil e no mundo. Nesse caso, como se pode ver no vídeo, a vinícola aproveita a obrigatoriedade de ter uma menção no rótulo do órgão regulador, e dá um toque importante e que está na moda em virtude da Lei Seca. O rótulo diz: Se beber, vá de carona! Sem dúvida é um conselho importante para conter o alto índice de acidentes com veículos motores no Brasil.

A criação do Vinhedo Routhier & Darricarrère, em Rosário do Sul, Região da  Campanha Gaúcha foi iniciado em 2002, pelos irmãos Pierre e Jean Daniel Darricarrère -franceses, criados no Uruguay, vieram para o Brasil na década de 70 para estudar.

Juntamente com o projeto de plantação de frutas cítricas, plantaram  6 hectares de videiras de Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

Ao perceber o potencial vitivinícola da Campanha Gaúcha, a família Routhier decidiu ir mais longe na sua paixão pelo vinho e acompanhar a família Darricarrère neste projeto também.

O vinho custa 65,00 e agrada na taça. Mais informações acesse http://www.redvin.com.br.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook  

O blog Vivendo a Vida está desde quarta feira no Sul do Brasil a convite do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) para participar da Avaliação Nacional de Vinhos da safra 2012, um dos mais respeitados e aguardados eventos do vinho brasileiro, organizado pela ABE (Associação brasileira de enologia), que vai acontecer no sábado, dia 29. Fora o evento, estou percorrendo várias vinícolas junto a demais jornalistas de vários estados brasileiros para conhecer as novidades do setor.

Uma das grandes novidades dentre várias que irei postando aos poucos para vocês, foi poder conhecer a vinícola Luiz Argenta, dos Altos Montes, em Flores da Cunha, que associa qualidade e design em tudo o que faz. A vinícola investe em fascínio e sedução da estética como forma de agregar valor ao produto. Seguindo esse conceito, uma de suas novidades mais ousadas são as garrafas gêmeas, que trazem dois vinhos exclusivos da Linha LA Jovem – o Gewurztraminer e o Sauvignon Blanc.

Com design italiano, as garrafas gêmeas trazem uma proposta de investir em sustentabilidade, através do seu aproveitamento na decoração, por exemplo. Este conceito se estende a toda linha de produtos que exibe garrafas diferenciadas e atraentes.

A Safra 2012 foi um das melhores de todos os tempos, tornando os vinhos melhores. Na taça o vinho apresenta uma excelente opção para quem aprecia vinhos leves e refrescantes, ideais para as estações mais quentes. A produção é de 2.500 garrafas para o Gewurztraminer, 3. 000 para o Sauvignon Blanc, são duas novas variedades que entram para a Linha LA Jovem. O blog já tinha falado sobre o Syrah, veja aqui. Os vinhos custam 39,00. Mais informações no site: www.boutiqueluizargenta.com.br

Em breve estarei falando e postando fotos da vinícola, uma verdadeira boutique de vinhos.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook  

Crédito da foto: Christian Burgos

A exemplo do sucesso das “boutique style run” nas regiões vinícolas nos Estados Unidos (Napa Valley e Virginia), a Wine Run é uma corrida temática que une um circuito muito técnico à paixão pelo estilo de vida da principal região produtora de vinhos do Brasil.

A inédita meia maratona pela principal região vitivinícola do Brasil atraiu 350 corredores de 12 estados brasileiros, que percorreram os 21 quilômetros entre as belas paisagens e vinhedos de Bento Gonçalves (RS), em prova individual, mas também com revezamento em duplas e trios, no dia 15 de setembro.

Amigos, casais e famílias enfrentaram o desafiante percurso que teve como vencedores nas categorias individuais o espanhol José Mateo Potillo Dominguez, com o tempo de 1 hora, 20 minutos e 51 segundos, e a corredora Ana Veiga, com o tempo de 1 hora, 41 minutos e 2 segundos. Após o fantástico turismo esportivo de correr entre as principais vinícolas do país, os atletas foram recebidos e confraternizaram na festa de premiação do espumante “sparkling wine party“, montada na arena de chegada com os melhores espumantes da região, buffet de massas, brownies quentinhos, biscoitos, suco de uva, água. Em meio à confraternização aconteceram a cerimonia de premiação e o sorteio de muitos brindes.

Visitas às vinícolas e jantares harmonizados completaram o final de semana dos participantes da primeira Wine Run Brasil, realizada pela Revista Adega e Zenith, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Bento Convention Bureau, Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul, Companion, Casa Valduga, Vinícola Aurora, Orquídea, Suco de Uva 100% do Brasil, Ibravin, Miolo Wine Group, Suvalan, Vinícola Pizzato e Água da Pedra.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook

Para as vinícolas que procuram um rótulo impermeável, resistente a humidade, finalmente chegou uma opção 100% confiável. Trata-se do “Arctic Classic Crest“, um material novo criado por Labeltronix.

A empresa garante que o material é fino e adapta-se bem a qualquer tipo de impressão, além de poder receber tipos de verniz ou qualquer efeito que a empresa desejar. A Labeltronix desenvolveu o material em parceria com um laboratório californiano, e já ganhou vários prémios com os seus rótulos.

Fonte

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook

 

Começou a ser distribuído o Guia Vinhos de Portugal 2013 do jornalista e critico João Paulo Martins, redator da Revista de Vinhos. Trata-se do mais antigo e prestigiado guia anual em publicação, neste caso na 19ª edição consecutiva.

Além das milhares notas de prova, este ano com mais 16 páginas que na edição anterior, o autor destaca como novidades, o capitulo alargado sobre vinhos velhos, uma seção especial sobre os melhores Porto LBV’s e um capitulo especial de vinhos até 4 €, com seleção das grandes escolhas dentro dessa gama de preços. 

Como habitualmente, João Paulo Martins destaca ainda aqueles que na sua opinião foram os melhores vinhos do ano.

Vencedores da edição 2013 dos Vinhos de PortugalOs melhores do ano segundo João Paulo Martins

Brancos

Soalheiro Primeiras Vinhas 2011
Região: Vinho Verde
Produtor: Vinusoalleirus

Morgadio da Calçada Reserva 2011
Região: Douro
Produtor: Casa da Calçada/Niepoort

Redoma Reserva 2011 
Região: Douro
Produtor: Niepoort

Primus 2011 
Região: Dão
Produtor: Álvaro Castro

Ribeiro Santo Vinha da Neve 2011
Região: Dão
Produtor: Magnum – Carlos Lucas Vinhos

Chocapalha Reserva 2011
Região: Lisboa
Produtor: Casa Agríc. das Mimosas

Qta. do Monte d’Oiro Madrigal 2011
Região: Lisboa
Produtor: José Bento dos Santos

Qta. do Pinto Grande Escolha 2010
Região: Lisboa
Produtor: Qta. do Pinto

Morgado de Santa Catherina 2010
Região: Bucelas
Produtor: Companhia das Quintas

Espumante:

Murganheira Vintage 2005
Região: Távora-Varosa
Produtor: Caves da Murganheira

Tintos:

Barca Velha 2004
Região: Douro
Produtor: Sogrape Vinhos

Qta. do Crasto Vinha Maria Teresa 2009
Região: Douro
Produtor: Qta. do Crasto

Abandonado 2009
Região: Douro
Produtor: Domingos Alves de Sousa

Calheiros Cruz Memórias 2008
Região: Douro
Produtor: Calheiros Cruz

Meruge 2009
Região: Douro
Produtor: Lavradores de Feitoria

Ultreia 2010
Região: Douro
Produtor: Niepoort

Qta. do Passadouro Touriga Nacional 2010
Região: Douro
Produtor: Qta. do Passadouro

Kopke Vinhas Velhas 2008
Região: Douro
Produtor: Sogevinus

Qta. Casa Amarela Grande Reserva 2009
Região: Douro
Produtor: Laura Regueiro

Qta. dos Carvalhais Reserva 2008
Região: Dão
Produtor: Sogrape Vinhos

Qta. dos Roques Garrafeira 2008
Região: Dão
Produtor: Qta. dos Roques

Pape 2010
Região: Dão
Produtor: Álvaro Castro

Nossa Calcário 2010
Região: Bairrada
Produtor: Filipa Pato

Outrora Clássico 2009 
Região: Bairrada
Produtor: V Puro

Marquesa de Cadaval 2010
Região: Tejo
Produtor: Casa Cadaval

Hexagon 2008
Região: Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca

Qta. da Bacalhôa 2010
Região: Setúbal
Produtor: Bacalhôa Vinhos de Portugal

João Portugal Ramos (nome a definir) 2011 
Região: Alentejo
Produtor: João Portugal Ramos 

Scala Coelli 2010
Região: Alentejo
Produtor: Fundação Eugénio de Almeida

Herdade Grande 15 Vindimas Colh. Selecc. 2009
Região: Alentejo
Produtor: António Lança

VINHOS GENEROSOS

Melhores vinhos do Porto Late Bottled Vintage (L.B.V.)

Cálem 2007
Região: Douro
Produtor: Sogevinus

Ferreira 2008 
Região: Douro
Produtor: Sogrape Vinhos

Poças 2007
Região: Douro
Produtor: Manuel Poças Junior

Ramos Pinto 2008
Região: Douro
Produtor: Ramos Pinto

Warre’s 2002
Região: Douro
Produtor: Symington Family Estates

Outros generosos:

Carvalhas Vinho do Porto Memórias do séc. XIX
Região: Douro
Produtor: Real Companhia Velha

Barros Vinho do Porto Colheita branco 1935
Região: Douro
Produtor: Sogevinus

Graham’s Vinho do Porto Colheita 1952
Região: Douro
Produtor: Symington Family Estates

Dow’s Senhora da Ribeira Vinho do Porto Vintage 2010
Região: Douro
Produtor: Symington Family Estates

Bacalhôa Moscatel de Setúbal 2000
Região: Setúbal
Produtor: Bacalhôa Vinhos de Portugal

Barbeito Sercial Frasqueira 1988
Região: Madeira
Produtor: Barbeito

Henriques & Henriques Malvasia 20 anos
Região: Madeira
Produtor: Henriques & Henriques

Blandy’s Terrantez 20 anos
Região: Madeira
Produtor: Madeira Wine Company

Produtor Revelação do Ano:
Piorro
Região: Douro

AS GRANDES ESCOLHAS ABAIXO DOS 4 €

Brancos:

Dona Paterna Alvarinho/Trajadura 2011 (V. Verde)
Encosta de Arêgos Colh. Selecc. 2011 (V. Verde)
Calços do Tanha 2011 (Douro)
Qta. dos Currais Colh. Selecc. 2010 (Beira)
Casa Santos Lima Arinto/Chardonnay 2011 (Lisboa)
Casa Santos Lima Viosinho 2011 (Lisboa)
Qta. D. Carlos Viognier/Arinto 2010 (Lisboa)
Qta. da Murta 2011 (Lisboa)
Pato Frio Selecção 2011 (Alentejo)

Tintos:

Barco Negro Reserva 2008 (Douro)
Vale da Clara 2010 (Douro)
Qta. da Garrida 2009 (Dão)
Badula Colh. Selecc. 2010 (Tejo)
Península 2010 (Lisboa)
Qta. dos Penegrais Syrah Reserva 2010 (Tejo)
JP Private Selection 2009 (Setúbal)
.com 2011 (Alentejo)
Maria Mora Reserva 2009 (Alentejo)

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook

Ai o pau de macarrão come solto! hehehe

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook

O Clube de Vinhos promete seleções exclusivas de todo o mundo, provenientes de vinícolas boutique, oferecendo um programa de entrega trimestral chamado de Playboy Wine Encounter, com preços até 20% mais baratos que o mercado. A caixa mista com 12 vinhos entre brancos e tintos custa $ 129,00 dólares + 19 de frete. Veja mais detalhes aqui.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook

Cientistas espanhóis do Instituto de ciências de Vinho e Vinha e o Instituto Madrileno de Investigação e desenvolvimento Rural, Agrário e Alimentício, na região de Rioja, Espanha, descobriram as origens da casta Tempranillo. O estudo apresentado descobriu a primeira determinação da origem genética da uva, que é a mais cultivada em Espanha, cerca de 20% das vinhas existentes no país.

A análise de parentesco permite identificar o pai da Tempranillo, entre variedades menores cultivadas no Vale Del Ebro. A identificação também ajuda a descobrir a origem da variedade e com ela poderá obter-se novas variedades relacionadas que se adaptem melhor às mudanças climáticas e a novos lugares. O relatório do estudo será brevemente apresentado no Complexo Cientifico da Universidade de Rioja para profissionais da área.

Fonte

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook