search engine optimizationsubmit websiteemail extractor

Archive for the ‘ Livro ’ Category


Em formato de revista premium, padrão “table book”, nova edição sairá em novembro

A Baco Multimídia, em parceria com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), lança no mercado a edição 2013 do Anuário Vinhos do Brasil.  Depois do sucesso da edição 2012, será dada continuidade ao trabalho de apresentação do universo do vinho brasileiro e suas regiões.  Segundo o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, “a primeira edição  do Anuário Vinhos do Brasil  possibilitou reunir em uma única publicação bilíngue informações sobre a produção de vinhos, o mercado, as inovações e as perspectivas do setor, sendo um importante instrumento de apresentação institucional e promocional do setor vitivinícola”. O anuário é muito útil para o projeto Wines of Brasil, realizado entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que promove o vinho fino brasileiro engarrafado pelo mundo.

A edição 2013 do Anuário abordará a constante evolução do vinho nacional, que amplia suas fronteiras para o exterior com notável reconhecimento, muitas vezes traduzidos em prêmios. Rico em dicas e serviços para o leitor, e totalmente traduzido para o inglês, o anuário é uma grande ferramenta de trabalho, referência para otrade e consumidor final. “É um grande raio-x da vitivinicultura brasileira”, aponta o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.

Ao passar pelas páginas da publicação, o leitor navegará pelas mais importantes regiões vinícolas brasileiras, por meio de um descritivo de cada uma delas, como Serra Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra, Campanha, Planalto Catarinense, Vale do São Francisco, Paraná, São Paulo e as novas fronteiras Minas Gerais e Goiás, com informações sobre as castas mais plantadas, rótulos, rotas do vinho, além doenoturismo e gastronomia, mostrando o que cada região tem de melhor a oferecer. “O anuário traz um exclusivo panorama do mercado vitivinicultor brasileiro, com números atualizados e com a consolidação de dados e resultados dos estados produtores, fotos, infográficos, tendências e padrões de consumo”, diz jornalista e expert Marcelo Copello, diretor editorial da publicação.

Uma estratégica e diferenciada de distribuição fará com que o anuário chegue ao maior numero possível de formadores de opinião, seja no Brasil ou exterior. Na edição 2012 a publicação marcou presença em vários eventos e degustações internacionais, sendo ainda distribuída em mais de cem postos oficiais do país, por meio de parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Segundo a gerente do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, 2013 será um ano de muitas portas abertas para o setor vitivinícola brasileiro. “A Copa do Mundo tem despertado a atenção dos grandes compradores para os nossos vinhos e, como consequência, esperamos ganhar visibilidade e reconhecimento em importantes mercados como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra”, explica. “Nesse sentido, o Anuário Vinhos do Brasil será uma importante ferramenta para disseminar o que a nossa industria está fazendo para se preparar para estes mega eventos”.

GRANDE PROVA

O Anuário Vinhos do Brasil 2013 traz ainda uma das maiores provas às cegas já feitas de vinhos brasileiros, com centenas de vinhos, organizados por categorias (tintos, brancos, espumantes, rosés, vinhos de sobremesa), com a classificação dos melhores.

SOBRE A BACOMULTIMÍDIA:

Sob a direção do renomado jornalista e expert Marcelo Copello e do empresário Sergio Queiroz, a empresa tem na geração de conteúdo e nos eventos, tanto para o trade, quanto para o  mercado corporativo, sua plataforma de atuação, sendo também responsável pela edição da revista BACO, entre outros produtos editoriais.

A Baco Multimídiatem como foco o universo do vinho e temas correlatos, como gastronomia, bebidas especiais, turismo e estilo de vida em geral, oferecendo uma plataforma multimídia sobre vinhos, sob os mais diversos ângulos: saúde, prazer, consumo, negócios, relacionamento, luxo, produção/indústria.

Mais informações sobre a Baco Multimídia: www.bacomultimidia.com.br  

SOBRE O IBRAVIN:

Criado para integrar os diferentes elos da cadeia produtiva da vitivinicultura nacional e promover o desenvolvimento do setor como um todo, o instituto realiza um trabalho contínuo e incansável para ampliar a qualidade do vinho brasileiro e divulgá-lo aqui e mundo afora.

Sediado em Bento Gonçalves, o instituto desenvolve e implementa uma série de programas, projetos e ações visando ao desenvolvimento sustentável e valorização da cadeia produtiva. Tais ações são definidas por um Conselho Deliberativo, composto por representantes da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), Comissão Interestadual da Uva, Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Sindicato da Indústria do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Sindicato Rural e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Hoje, o Ibravin goza, junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da condição de instância representativa da vitivinicultura nacional diante da Organização Internacional do Vinho (OIV).

Mais informações sobre o Ibravin: www.ibravin.com.br       

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook

Além de descrever o significado de mais de 700 termos enológicos em português e de apresentar suas versões para outros cinco idiomas, obra traz curiosidades sobre a bebida

Como o interesse pelo vinho continua aumentando rapidamente entre os brasileiros, conhecer os termos enológicos é essencial. Cada vez mais as pessoas desfrutam do vinho cotidianamente, fazendo com que as discussões sobre terroir, cepas, processos de fermentação, amadurecimento e serviço do vinho tornem-se mais corriqueiras. Com base nessa constatação e pensando numa forma de enriquecer o vocabulário de profissionais das áreas de Gastronomia e Enologia, estudantes e amantes do vinho, Roberta Malta Saldanha escreveu o Minidicionário de enologia em seis idiomas, que chega ao mercado pela Editora Senac Rio de Janeiro.

O livro não é apenas um glossário de verbetes técnicos. Além de descrever o significado dos termos, as entradas são relacionadas em ordem alfabética, com suas definições em português, seguindo-se de suas versões para inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. As variações entre o inglês americano, o inglês britânico e o inglês do Canadá também são contempladas. Os verbetes abrangem assuntos relativos às técnicas de degustação e aos processos de vinificação e mesmo viticultura, em linguagem acessível a todos
os níveis de conhecimento. Para finalizar, como é estilo da autora, Roberta revela, com boas doses de humor, dicas e curiosidades sobre o vinho, bebida cuja origem remonta a aproximadamente 6.000 a.C.

Dirigido tanto a chefs, restaurateurs, sommeliers, estudantes, profissionais ou amantes do vinho quanto àqueles que pertencem ao meio vitivinícola profissional e aos enófilos, o livro ajuda a enriquecer o vocabulário enológico dos  leitores, fazendo-os compreender um pouco mais desse mundo inebriante dos vinhos, seja por prazer, por interesse profissional ou por simples curiosidade. Ideal para estudantes, profissionais das áreas de gastronomia e enologia e enófilos em geral.

SOBRE A AUTORA

Bacharel em Comunicação Social, Roberta Malta Saldanha iniciou sua carreira na Editora Abril, onde atuou nas revistas Exame VIP, em São Paulo, e Veja Rio e Veja. Associada à Segmento Editora, Roberta idealizou a revista dos Vigilantes do Peso no Brasil, a Pense Leve, presente no mercado até hoje. Em 1995, organizou o primeiro evento enogastronômico brasileiro, o Boa Mesa. A convivência com chefs e profissionais do Brasil e do mundo, no decorrer de 12 edições, selou de vez seu amor pelos prazeres da arte de comer e beber bem.

São também de sua autoria o Dicionário tradutor de gastronomia em seis línguas – lançado em 2007, cuja edição revista e atualizada será publicada, em breve, também pela Editora Senac Rio de Janeiro – e Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia (2011).

SERVIÇO

Título: Minidicionário de enologia em seis idiomas

Autora: Roberta Malta Saldanha

Editora: Editora Senac Rio de Janeiro

ISBN: 978-85-7756-197-1

Formato: 11cm x 15,5cm

Páginas: 184

Preço: R$ 35,00

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook

Depois de quatro anos pesquisando, Jancis Robinson e Julia Harding, juntamente com uva geneticista Dr. José Vouillamoz (botânico e geneticista suíço uva que trabalhou extensivamente na área de perfis de DNA das uvas), anunciam para 25 de outubro o lançamento do livro Wine Grapes, a verdadeira bíblia do Vinho. Com 1.200 páginas e pesando 3 kg, é o mais completo livro sobre uvas, com todas as 1.368 castas atualmente em produção comercial, incluindo as suas origens, como crescem, onde são plantadas, como provar seus vinhos e informações inéditas sobre como eles estão relacionados. Seu preço não vai ser barato, em torno de 120 euros.

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook