A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organismo que certifica e promove os vinhos da região, visita as cinco capitais (Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, entre 12 a 21 de setembro, para apresentar aos brasileiros o melhor do terroir português.

A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 37% em volume e 40% em termos de valor – segundo dados referentes a 2018 da AC Nielsen. E o Brasil é o primeiro mercado importador dos vinhos Alentejanos, com 4,6 milhões de garrafas no último ano.

Com palestras ministradas pelo jornalista brasileiro especialista em vinhos, Alexandre Lalas, o público Capixaba terá acesso à informação por meio de duas palestras: a primeira sobre Arinto – A eletricidade do Alentejo, na qual os participantes poderão conhecer melhor sobre esta casta tipicamente alentejana, que empresta frescor e tensão aos vinhos brancos. Enquanto a segunda palestra discutirá sobre Elegância versus Potência – Os dois lados do Alentejo, dos delicados aos robustos, o público poderá compreender o porquê de todos os estilos serem encontrados na região.

Aberta ao público e com entrada livre, apenas tendo de pagar valor da taça de prova, os visitantes poderão provar perto de uma centena de referências de vinho. Como as vagas são limitadas, a inscrição deverá ser feita com antecedência no site cadastro.vinhosdoalentejo.pt. O trade e imprensa têm entrada livre no seu horário, sem pagar taça.

VINÍCOLAS CONFIRMADAS PARA OS EVENTOS:

Carmim – Reguengos / Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida / Casa Relvas / Comenda Grande / Cortes de Cima / Esporão / Herdade do Peso / Herdade dos Coteis / HMR – Docwine / João Portugal Ramos / José Maria da Fonseca / Monte da Capela / Quinta do Zambujeiro / Vinhos Folha do Meio – Alto da Capela/ Herdade da Figueirinha / Herdade Grande / Ervideira.

Concurso melhor sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil

Nos dias de 13 (Rio de Janeiro), 16 (Vitória), 18 (Belo Horizonte) e 20 de setembro (São Paulo), acontecem as seletivas regionais da 7ª edição do concurso “O Melhor Sommelier do Brasil”, que nomeará o novo embaixador dos vinhos do Alentejono país. Além de participar de uma formação dirigida por um especialista, que explicará os conceitos-chave da região lusitana – incluindo história, terroir, produtores e perfil dos vinhos – os concorrentes disputarão a prova com vinhos alentejanos, culminando em um teste escrito de caráter classificatório. Em cada seletiva regional, dois finalistas serão premiados com uma viagem à região do Alentejo, em Portugal, onde terão a oportunidade de conhecer a região e alguns dos produtoresalentejanos.

Na grande final, no Alentejo, os brasileiros participarão de uma prova prática com o objetivo de apurar os conhecimentos de cada sommelier sobre a região vitivinícola alentejana, as castas e os vinhos, para a escolha do grande vencedor. Na edição de 2018, Jean Stelmach, especialista na Zahil Importadora, foi o grande vencedor e atualmente é embaixador dos Vinhos doAlentejo no Brasil. O concurso anual visa aproximar ainda mais a relação existente entre o Alentejo e o Brasil, país para o qual os Vinhos do Alentejo mais exportaram em 2018. O Brasil é o principal importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 3,6 milhões de litros no ultimo ano.

Nota: as vagas são limitadas, sujeitas a regulamento e feitas com antecedência em cadastro.vinhosdoalentejo.pt/

SERVIÇO

Vitória

Data: 16 setembro (segunda-feira)
Horário: 15h – 17h para profissionais e 17h – 20h para consumidores em geral
Onde: SENAC Ilha do Boi Hotel

Concurso O Melhor Sommelier do Brasil 2019

Vitória

Data: 16 setembro (segunda-feira)
Horário: 10h – 13h
Onde: SENAC Ilha do Boi Hotel

Comments

comments