Com a chegada dos dias mais quentes da primavera e do verão, nada melhor para amenizar o calor que uma bebida gelada leve e refrescante. Os drinks com vinho são ótimas pedidas, como a sangria e o clericot, variedades de coquetel alcoólico de frutas. A sangria teve origem no Sul da Península Ibérica e a clericot tem origem francesa, mas as duas ganharam diversas versões em várias partes do mundo.

Jessica Marinzeck, sommelière da Evino, um dos principais e-commerces de vinhos do País, dá dicas para preparar os drinks. Respeitando a tradição, a indicação da sommelière para o preparo da sangria é usar vinhos tintos espanhóis, produzidos com a uva garnacha. Já para o clericot a sugestão são os vinhos brancos secos.

Abaixo algumas opções de receitas.

Sangria

Ingredientes:
1 garrafa de vinho tinto seco
1 lata de refrigerante de limão
1 copo de suco de laranja espremido na hora
2 maçãs picadas
2 pêssegos picados
1 abacaxi picado (sem o miolo)
1 cacho grande de uvas sem as sementes
1 pedaço de canela em pau
Açúcar a gosto
Gelo picado a gosto

Dicas: É possível trocar o refrigerante de limão por um de laranja. Caso opte por isso, troque também o suco de laranja e coloque no lugar meio copo de suco de limão.

O indicado é fazer o preparo da sangria com antecedência, de um dia para o outro. A sangria é uma bebida frutada e esse tempo garantirá uma melhor mistura entre os sabores das frutas e do vinho.

Clericot

Para fazer o clericot é fácil. Basicamente é a troca do vinho tinto pelo branco. Mas, a indicação das frutas podem ser outras também. Confira uma sugestão de receita.

Ingredientes:
1 garrafa de vinho branco
1 laranja em pedaços (sem casca)
1 maçã
1 abacaxi picado (sem o miolo)
uvas picadas (sem sementes / a gosto)
morangos em pedaços (a gosto)
Açúcar a gosto
Gelo picado a gosto

Dica: A sangria e o clericot devem ser feitos em uma jarra grande. Não bate as frutas, apenas misture-as, cada uma com o vinho correspondente, e mexa tudo com uma colher alta, para facilitar o movimento.

Comments

comments