E-commerce com loja física em São Paulo comercializou rótulos nacionais para 10 estados diferentes

A ideia de abrir um e-commerce exclusivo de vinhos brasileiros em plena pandemia do coronavírus foi uma aposta certeira da empresária Tatiana Totel. Depois de 120 dias, o site Connect Vinhos já levou rótulos nacionais para 10 estados diferentes e 45 cidades. São Paulo é o campeão na compra de vinhos brasileiros do site. Cerca de 60% das vendas são da Capital e do interior paulista. Depois, vem Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Entre os destinos mais distantes, Aracaju (SE), Salvador (BA) e Cacequi (RS).

A Connect Vinhos tem um diferencial para um e-commerce que segue uma tendência do mercado: a existência de uma loja física situada na Vila Mariana, em São Paulo (SP). Metade das vendas são feitas on-line e a outra metade na loja e por WhatsApp para entregas rápidas na Capital e Grande São Paulo. “A Connect Vinhos nasceu com o propósito de conectar pessoas e encurtar distâncias. Por isso a loja física é importante pra quem mora na capital paulista”, diz Tatiana Totel, responsável pela curadoria dos vinhos. Ela ainda destaca que os paulistas valorizam a rapidez e agilidade na entrega dos vinhos.

COMO TUDO COMEÇOU


Administradora de empresas de formação, Tatiana Totel morou em Caxias do Sul (RS) nos últimos quatro anos, onde entrou para a Confraria do Champagne da Serra Gaúcha. Depois disso, iniciou uma trajetória de estudos, conhecimento e visitas às vinícolas da região, degustando o que há de melhor dos vinhos brasileiros. Foi assim que ela se tornou uma apaixonada pelos rótulos verde-amarelos. “Sou natural de Porto Alegre e uma caxiense de coração apaixonada por vinhos”, confessa.

Em dezembro de 2019, para acompanhar a família, transferiu-se para a capital paulista, onde iniciou seus estudos na Associação Brasileira de Sommeliers, seção do Rio Grande do Sul (ABS-RS), e vislumbrou um excelente potencial para colocar um antigo sonho em prática: comercializar vinhos. Foi assim que nasceu a Connect Vinhos, que possui mais de 120 rótulos brasileiros de 22 vinícolas disponíveis no site www.connectvinhos.com.br. Esse portfólio foi garimpado nas principais regiões produtoras do país.

Além das conhecidas regiões do Rio Grande do Sul, há vinhos de Santa Catarina (do Planalto Catarinense), São Paulo (Espírito Santo do Pinhal), Minas Gerais (Andradas), Pernambuco (Vale do São Francisco) e Bahia, entre outras regiões. “Buscamos vinhos clássicos, ícones e boas descobertas de pequenos produtores e de vinícolas consagradas”, explica a empresária.

Nesses primeiros quatro meses de existência, os preferidos entre os clientes da Connect Vinhos são os vinhos tintos, que representam 70% das vendas mesmo no verão. “Estou super feliz com o resultado inicial do negócio. O foco nos vinhos brasileiros é um diferencial que já está sendo percebido pelos clientes, tanto que estamos sendo procurados também por restaurantes de São Paulo e do interior do Estado”, afirma Tatiana. “Abrimos a Connect na hora certa, no ano em que os consumidores passaram a procurar, como nunca, os vinhos brasileiros”, observa, lembrando que a venda de vinhos finos brasileiros dobrou em 2020. A expansão no consumo foi histórica, com 2,78 litros per capita.

OS PREFERIDOS


Os campeões de vendas na Connect Vinhos são de duas regiões distantes, um rótulo mineiro e outro gaúcho: o Casa Geraldo Shiraz, conhecido como o “vinho do gatinho”, por causa do rótulo que tem um gato, e o Rastros do Pampa Tannat, da Campanha Gaúcha. Outros vinhos, como o Maragato, da Vinícola Bebber, o Churchill, da Valmarino, e vários rótulos da Pizzato e da Guatambú também são muito procurados. Entre os espumantes, destaque para Casa Pedrucci e Amitié. “São vinhos de vinícolas boutique muito difíceis de serem encontrados em São Paulo. Por isso somos, cada vez mais, referência em bons vinhos brasileiros no centro do país”, comenta Tatiana.

Comments

comments