Com mais de 119 anos de história a centenária Bodegas Lopez Montchenot, está localizada no município de Maipú, berço do vinho em Mendoza, Argentina, onde produz vinhos como antigamente: sempre à tradição da família. É considerado um dos mais importantes produtores da “velha escola” na América do Sul.

Maipú tem um microclima particular com verões secos, dias quentes, ensolarados e noites frias, com notável amplitude térmica que favorece o desenvolvimento das uvas, atingindo uma grande concentração. O solo é franco-arenoso de origem aluvial e composição calcária.

O baixo rendimento por planta permite alcançar uvas de alta qualidade. Quanto à colheita, é feita manualmente, selecionando os melhores cachos.

A diferença dos seus vinhos está no processo de produção e amadurecimento. Além de não fazer a fermentação malotatica em seus vinhos – mantendo assim o frescor e a tensão, o blend é feito no final, antes do engarrafamento, para ter mais claro o estilo. Quando o assunto é o envelhecimento são utilizados velhos foudres de 5 a 20 mil litros, que melhor oxigenam e dão complexidade aos seus tintos.

Eduardo Lopez, proprietário da bodega, esteve em São Paulo recentemente para o lançamento do Guia Descorchados 2018 e apresentou alguns de seus rótulos para jornalistas em uma ação da importadora Uaine no Bardega.

Montchenot 10 anos 2007 | 93 pontos Guia Descorchados

Um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec, com predominância da CS, amadurece por 10 anos em toneis e garrafa. Na taça mostrou notas de chocolate, tabaco e um fundo defumado. Paladar delicado, taninos aveludados, acidez viva, encorpado, longo, com madeira integrada.

Montchenot 15 anos 2002 | 96 pontos Guia Descorchados

Um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec, com predominância da CS, amadurece por 10 anos em toneis de 5 a 20 mil litros, mais 5 anos em garrafa. Na taça mostrou notas cítricas, com destaque para pitanga. Paladar delicado, taninos finos, fresco, longo, com madeira integrada. Um vinhaço no seu melhor momento!

Montchenot 20 anos 1998 | 96 pontos Guia Descorchados

Um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec, com predominância da CS, amadurece por 10 anos em toneis de 5 a 20 mil litros, mais 10 anos em garrafa. Na taça mostrou notas de especiarias, couro, fumo, tabaco, café entre outros. Paladar fresco, longo, com madeira integrada.

Seus vinhos são importados pela Uaine Group https://www.uainegroup.com.br – e estão disponíveis no mercado brasileiro.

Comments

comments