Última semana antes do início das aulas ao vivo tem promoção especial para interessados em conhecer o segredo dos grandes vinhos

Em um curso inédito, a Associação Brasileira de Sommeliers, seção Rio Grande do Sul (ABS-RS), vai revelar o segredo dos grandes vinhos: as uvas de qualidade. Alunos de 11 estados diferentes – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Sergipe, Maranhão, Pará e Distrito Federal – já estão inscritos. “Uvas viníferas sem segredo: tudo que você precisa saber sobre as variedades internacionais e autóctones” começa na próxima terça-feira, 7 de julho, com as aulas ao vivo.

Para quem ainda não confirmou sua inscrição, a ABS-RS lançou uma promoção especial: de R$ 1.997,00, o curso pode ser adquirido a R$ 1.497,00. “As vagas são limitadas, os interessados precisam correr para garantir seu lugar no mais completo curso de uvas do país”, afirma o presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr.

Sempre às terças-feiras, das 19h às 22h, o curso terá seis módulos: 1) Desvendando os mistérios do terroir; 2) Uvas que conquistam o mundo; 3) Estrelas e destaques internacionais; 4) Os clássicos regionais e autóctones; 5) Castas além do convencional; e 6) Brasil e suas expressões internacionais. Além disso, haverá aulas extras aos sábados (das 16h às 18h) sobre “O oriente e outros mistérios”, “Estilos de vinhos pelo mundo”, “Técnicas de degustação de vinhos”, “Cabernet Sauvignon e seus Grandes Vinhos”, “Chardonnay e suas variações”, “Uvas híbridas e americanas” e uma aula exclusiva para tirar dúvidas. Ao todo, serão 22 horas de conteúdo exclusivo.

O curso é ministrado por professores homologados da ABS-Brasil, ambos com mestrado internacional e profundo conhecimento e grande experiência no mercado de vinhos. Formado em Engenharia de alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Júlio César Kunz possui Mestrado em Negócios do Vinho pela Université de Paris Ouest e Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Formado em em Comunicação e Marketing, Marcelo Vargas tem Mestrado em Wine Business pela Università di Camerino (Itália), MBA em Marketing e Negócios do Vinho (ESPM) e especialização em Sensory Analysis e Consumer Science pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale (Itália).

Marcelo Vargas diz que a lista oficial de castas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) conta com 4.020 diferentes castas de uvas. Porém, a própria Organização estima que sejam plantadas hoje nos 44 principais países vinícolas cerca de 10.000 diferentes variedades. O livro mais profundo sobre o assunto, da especialista Jancis Robinson, mostra mais de 1.400 uvas de grande importância na produção global. “Não há profissional do mundo que possa dominar as expressões de todas elas. Por isso, propomos uma maneira para ajudar a entender melhor toda essa complexidade”, afirma.

Neste curso on-line “Uvas viníferas sem segredo”, a ABS-RS vai apresentar com profundidade os critérios para definir quais são as uvas internacionais, suas variações e influência em cada local onde é plantada. Vamos entender também o conceito de uva autóctone, abordando intensamente diferentes castas cultivadas tradicionalmente na França, Itália, Espanha, Portugal, outras regiões da Europa, Ásia, Oriente e América. “É uma formação para quem procura uma capacitação técnica para ampliar e aprofundar o seu conhecimento sobre a diversidade de castas, suas tipicidades, as suas expressões e estilos de vinhos”, destaca Júlio César Kunz. Os alunos inscritos receberão certificado oficial da ABS-RS com chancela internacional da ASI (Association de la Sommellerie Internationale).

Comments

comments