Eduardo Araújo, do The Wine Pub, em Florianópolis, foi eleito melhor sommelier do Brasil para os vinhos de Portugal, ao conquistar o júri com a sua sensibilidade e criatividade, e com os seus conhecimentos únicos sobre vinho português.

Sócio-sommelier do The Wine Pub, um pequeno mas badalado wine bar em Florianópolis, Eduardo Araújo é responsável por uma carta de vinhos de mais 200 rótulos. Antes foi proprietário da Santa Adega Vinhos Finos e passou já por mais de 15 países, conhecendo bem as suas principais regiões produtoras. Formou-se como sommelier em 2007 pelo SENAC SC e é Certified Sommelier pela Court of Master Sommeliers em prova na Califórnia e WSET 2. Actua também na área da educação, conduzindo palestras, além de escrever sobre vinhos no jornal Imagem da Ilha e no seu blogue vinho365.com.br.

A final do concurso Sommelier do Ano decorreu esta Sexta-feira, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Depois de uma formação intensiva e de uma tour por várias regiões vitivinícolas portuguesas, os finalistas foram postos à prova por um reputado júri, composto pelos wine experts brasileiros Alexandre Lalas, Manoel Beato e Alexandro Bronzato, e por Sónia Vieira, da ViniPortugal.

Parabéns aos restantes finalistas – Julieta Carrizo, Marcos Lima, Gabriele Frizon, João Pichetti, Gustavo Giacchero e Patricia Skvira – pela excelente prestação!