Amigos, semana passada estive mais uma vez na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, para participar como jurado do X Concurso do Espumante Brasileiro, que acontece de dois em dois anos na região.

Em paralelo ao concurso participei de diversas atividades, entre elas uma visita a vinícola Casa Valduga, localizada no Vale dos Vinhedos, referência quando o assunto é a qualidade de sucos, espumantes, vinhos finos e até cerveja.

Durante o almoço farto e saboroso no restaurante Maria Valduga, localizado dentro do complexo enoturistico, tive a oportunidade de provar seu mais novo produto, o espumante Casa Valduga Sur Lie.

Suas 3.000 garrafas numeradas são produzidas pelo método tradicional, com uvas Chardonnay e Pinot Noir. Até aqui tudo normal. A diferença é que esse espumante não passa pelo processo de dégorgement/degola (remoção das leveduras que ficam em suspensão durante a fermentação/remuage) e consequentemente, sem dosagem pós-dégorgement de licor de expedição (sem açúcar – classificação Nature).

Sur Lie é o nome dado a técnica que permite que a bebida permaneça em constante evolução, na presença de leveduras, até a abertura da garrafa.

Por não passar por este processo as leveduras continuam a trabalhar enquanto a garrafa mantem-se fechada. Esse é o seu grande diferencial, continua envelhecendo por tempo indeterminado e a decisão de interromper esse processo é única e exclusiva sua, que decidirá o tempo de maturação da bebida, para aprecia-la conforme sua preferência. Lembrado que já sai para o mercado com no mínimo 30 meses de maturação.

Para confirmar minha opinião trouxe mais uma garrafa para prova e a impressão foi a mesma. Na hora de abrir a garrafa não estranhe, a tampa é de cerveja mesmo. Na taça mostrou um visual levemente turvo em virtude das leveduras, tem borbulhas delicadas e persistentes, aromas de frutas tropicais e de panificação. No paladar é fresco, com notas amendoadas e excelente corpo. Vai como aperitivo, entradas leves, frutos mar, comida japonesa, mas tem estrutura para acompanhar pratos mais elaborados.

Avaliação Pessoal: Silvestre Tavares (ST 91) – Preço: R$ 74,64

Onde encontrar:  https://loja.famigliavalduga.com.br/espumante-sur-lie-p1529/