Confira o “TOP 10 Vinhos Portugueses” 2017 (categorias – brancos, tintos e fortificados), eleitos durante o evento Essência do Vinho – Porto, a principal experiência vínica do país que ocorreu entre os dias 23 e 26 de fevereiro no Palácio da Bolsa.
Para se ter uma ideia da grandiosidade desse evento conheça os números: + 20.000 visitantes, +350 produtores presentes, 30% de visitantes estrangeiros, 1,2 milhões de alcance nas redes sociais, 100 compradores estrangeiros, 70 importadores e líderes de opinião convidados, de 14 mercados. Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas e a organização impecável.

Nuno Pires e Nuno Botelho são os responsáveis pela organização do Essência do Vinho, em parceria com a Associação Comercial do Porto, e apoio da Câmara Municipal.


A região do Douro brilhou nas categorias branco e tinto, com Alves de Sousa Pessoal 2008, do produtor Domingos Alves de Sousa, um laranja que impressiona de complexidade e finesse (no Brasil, importado pela Decanter), elaborado por seu filho Tiago Alves de Sousa.


Já o tinto campeão foi Passagem Grande Reserva 2009, da Quinta das Bandeiras, assinado por Jorge Moreira. Segundo Moreira o vinho foi feito com uvas de um vinhedo com 1 ano de idade, quebrando o paradigma que para se fazer um vinho de qualidade é preciso ser de vinhas velhas.


Na categoria “fortificados”, um vinho da Madeira, o Barbeito 30 Anos Malvasia Vó Vera, roubou a cena e arrancou suspiros dos jurados, levando o primeiro lugar. Eu dei pontuação máxima, 20. Um verdadeiro ninja, com acidez viva, dando todo equilíbrio ao conjunto com tradicional dulçor. Vinho de meditação. No Brasil, os vinhos da Barbeito podem ser encontrados na Casa do Vinho, de Minas Gerais.


Os vinhos foram julgados por uma comissão de 40 especialistas, entre jornalistas, críticos e sommeliers (e este que vos escreve) de 12 países. Ao todo, foram 61 rótulos portugueses, selecionados pelo painel de provadores da revista especializada Wine – A Essência do Vinho.


Lista completa com os TOP 10 VINHOS PORTUGUESES 

1º vinho branco / Alves de Sousa Pessoal 2008, Domingos Alves de Sousa, Douro

2º vinho branco / Quinta de Santiago Alvarinho Reserva 2015, Nenufar Real, Vinhos Verdes 

——————————-

1º vinho tinto / Passagem Grande Reserva 2009, Quinta das Bandeiras, Douro

2º vinho tinto / Menino António Alicante Bouschet 2014, Herdade da Malhadinha Nova, Regional Alentejano

3º vinho tinto/ Quinta da Touriga Chã 2014, Jorge Rosas, Douro

4º vinhos tintos (pontuação ex-aequo) / Chriseya 2014, Symington Family Estates, Douro, e Pedra Cancela Amplitude 2013, Pedra Cancela, Dão 

———————————

1º vinho fortificado / Barbeito 30 Anos Malvasia Vó Vera, Vinhos Barbeito, Vinho da Madeira

2º vinho fortificado / Kopke Colheita 1957, Sogevinus Fine Wines, Vinho do Porto

3º vinho fortificado / Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 20 Anos 1995, Bacalhôa Vinhos de Portugal, Península de Setúbal