Wallace Gonçalves Neves, sommelier do hotel Sheraton Rio de Janeiro, é o grande vencedor da 4ª edição do concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”, promovido pela CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, cuja finalíssima decorreu hoje, no hotel Convento do Espinheiro, em Évora. 

Em Portugal, após um teste teórico os nove finalistas da competição protagonizaram um exame prático de simulação de serviço de vinhos alentejanos em contexto de restaurante, momento em que tiveram que responder diretamente às questões dos “clientes” e jurados Francisco Mateus (presidente da CVRA), Célia Lourenço (colaboradora da revista WINE – A Essência do Vinho) e Duarte Calvão (gastrónomo, diretor do “Peixe em Lisboa”).

A primeira etapa do concurso decorreu nas cidades brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Porto Alegre. Em formato workshop, diferentes participantes tiveram acesso a um conjunto de informações acerca dos vinhos e da região do Alentejo, tendo de seguida aferido conhecimentos num primeiro teste teórico. Daí resultaram dois vencedores por cidade, à exceção do Rio, onde foram apurados três sommeliers. Já em Portugal, os nove finalistas tiveram oportunidade de conhecer in loco diferentes realidades dos vinhos alentejanos, tendo cumprido um périplo de uma semana pela região.

O percurso culminou com a grande final, disputada por Maurício Roloff e Samuel Dias de Oliveira (Porto Alegre), Pedro Barradas Daltro-Santos, Raphael Zanon e Wallace Gonçalves Neves (Rio de Janeiro), Ademir Alves Fernandes Junior e Pedro Henrique Sproesser Menezes Senna (São Paulo), Mónica da Silva de Aquino e Márcia Lopes (Vitória).

O Brasil é dos principais mercados de exportação para os vinhos alentejanos. De 2012 para 2016, as exportações aumentaram mais de 20%. Esta iniciativa da CVRA, com produção EV-Essência do Vinho, tem por objetivo aumentar a notoriedade e o conhecimento de vinhos alentejanos no setor brasileiro da restauração.

Parabéns a todos os participantes!