Vinhos de qualidade merecem ser compartilhados. É o caso desse Pinot Noir elaborado pelo Domaine Masse na Borgonha, sub-região de Côte Chalonnaise, ao sul de Beaune, França, (AOC) Givry – menos valorizada, porém, onde se pode encontrar algumas joias. Considero o Domaine Masse Pere & Fils En Veau Givry Premier Cru 2013 um achado, o vinho do velho mundo “disponível no mercado brasileiro” que mais me impressionou esse ano.

A família Masse possui um dos melhores vinhedos no vilarejo de Barisey. São 10 hectares plantados de maneira sustentável, com total respeito ao meio ambiente e sem intervenções químicas. Vale lembrar que o enólogo, Monsieur Masse, é considerado um dos melhores da França, e responsável pela elaboração e amadurecimento de alguns vinhos leiloados no famoso leilão de Hospice de Beaune.

Na taça mostrou fruta limpa, com aromas de frutas vermelhas e destacadas notas cítricas, principalmente de pitanga, aquela que refresca o olfato e instiga o paladar. Na boca apresentou taninos finíssimos, acidez eletrizante, envolvente e amplo. Fantástico! 

ST Silvestre Tavares (95 pontos). Importado pela http://www.animavinum.com.br/ – R$ 300.