João Santos, presidente da ViniBrasil, um dos percussores no projeto de vinicultura no Vale do São Francisco, Brasil, esteve conduzindo uma palestra seguida de degustação no dia 23/03 no Supermercado Perim, em Vitória. As degustações por lá vêm ganhando corpo com o trabalho feito pelo gerente de vinhos, Orly Tomé Coelho, que com seu jeito simples e educado atrai os clientes, lotando o corredor de bebidas do Supermercado.

Criada em 2002, pela vinícola portuguesa Dão Sul, a ViniBrasil é um dos mais recentes e inovadores projetos de viticultura e enologia no mundo, por ser a única vinícola a produzir vinhos de qualidade internacional na latitude 8º sul. Localizada no interior do Estado de Pernambuco, às margens do rio São Francisco, a ViniBrasil planta variedades de Cabernet Sauvignon, Syrah, Alicante Bouschet, e ainda as variedades Portuguesas Touriga Nacional e Tinta Roriz. A vinícola é equipada com um dos mais modernos sistemas de fertilização e de irrigação, produzindo o ano inteiro, mesmo em condições semi-áridas. O resultado de tanta inovação e trabalho são rótulos premiados diversas vezes pelo mercado nacional e internacional.

João Santos (Presidente da Vinirasil)

Tivemos a oportunidade de provar vários vinhos, começando com espumantes, sendo um lançamento, o Blisse, passando para alguns tintos.

Espumantes:    

Espumante Adega do Vale Brut – Preço 20,80 – ST (84)

  • Elaborado com as uvas Moscato Canielli e Syrah, se mostrou simples, correto dentro de sua faixa de preço. Para ser degustado de forma despretensiosa como aperitivo sem procurar maiores qualidades.

Espumante Adega do Vale Moscatel – Preço 20,80 – ST (84)

  • O Moscatel também elaborado com a mesma uva, Moscato Canelli, se apresentou da mesma forma que o primeiro, sem defeitos, porem sem maiores pretensões. Indicado pra festas.

Espumante Rio Sol Rosé – Preço 25,80 – ST (89)

  • Sedutora cor rosada. Rico em sensações aromáticas de morango e framboesa combinadas com toques vegetais e de frutos tropicais. Na boca é equilibrado e cítrico, frutas secas e vegetais. Leve, agradável e fácil de beber. O melhor de todos que provei. Agradou-me bastante. Um belo espumante e com preço bastante atrativo. Best Buy.

Espumante Rio Sol Brut – Preço 25,80 – ST (86)

  • Visual amarelo palha, com tons esverdeados. Aromático, apresenta notas de flores brancas combinadas com toques vegetais e de frutas tropicais e cítricas. Em boca é seco, bastante cítrico. Leve, agradável e fácil de beber.

Espumante Rio Sol Moscatel – Preço 25,80 – ST (85)

  • Doce, leve, este espumante mostra um visual amarelo bem claro, quase translúcido. Aroma  mostra notas de flores, com bom frescor. Não sou fã de Moscatel, mas me pareceu bem equilibrado.

Vinho tinto:

(Lançamento) Rendeiras Syrah – Preço 18,90 – ST (84)

  • Um vinho para degustações sem maiores pretensões com complexidade e tal.

Rio Sol Cabernet Sauvignon – Preço 19,80 – ST (85)

  • Cor vermelho rubi brilhante, aromas que lembram pimentões verdes característicos da casta e leve especiarias. Na boca se apresentou agradável, taninos redondos e um final com média persistência.

Rio Sol Cabernet Sauvignon/Syrah – Preço 19,80 ST (85)

  • Cor vermelho rubi, aromas a frutas vermelhas, como amora e ameixa preta. Na boca é redondo, fresco e com taninos macios, fruta bem presente com final de média persistência.

Rio Sol Winemaker’s Touriga Nacional – Preço 40,00 – ST (86)

  • Vermelho intenso. Aromas complexos que lembram frutas negras bem maduras, como amoras e framboesas. Paladar é encorpado, com taninos macios. Foi medalha de ouro no concurso mundial de Bruxelas em 2011.

Outro produto degustado foi o Blisse, lançamento da vinícola Rio Sol. A bebida que já está sendo vendida nos melhores estabelecimentos do ramo, é um frisante rosé, 350ml ao preço de 7,90, é a aposta da vinícola para atingir um publico jovem. Provei e achei palatável, refrescante, sendo recomendado ser apreciado em temperatura baixa. Apesar de baixo teor alcoólico mostra um dulçor elevado, levando a ter cuidado com excessos.

Siga o Blog Vivendo a Vida no Twitter    

Curta a pagina do Blog Vivendo a Vida no Facebook