Antes de tudo, há que se ter sempre em conta, é que a quantidade de bebida varia segundo os seguintes fatores:

O número de convidados: É importante determinar o número total de convidados e quantos são bebedores de vinho. Se não houver RSVP, o número de pessoas que foram convidadas deve ser multiplicado por 0,80 (80%). Como regra geral, 20% das pessoas convidadas não comparecem a uma festa.

A duração do evento: No que se refere a duração do evento ela é extremamente importante na quantidade bebida à comprar.. Na maioria dos casos, os convidados irão beber duas doses durante a primeira hora e uma por hora mais tarde. Se há na festa uma multidão de bons bebedores, o cálculo que deve ser mantido é de duas por hora.

Na quantidade a comprar:

Vinho

Se o vinho vai ser a bebida central da festa, ou seja, será a mesma consumida juntamente com petiscos e jantar, o ideal é comprar uma garrafa para 3 pessoas em uma proporção de 70 % a 80 % de tintos e 20 a 30 % de brancos. Para um cálculo mais aproximado, no entanto, é importante considerar:

Se possivel, quantos bebedores do vinho estarão presentes ao evento.

Multiplicar o número de convidados bebendo vinho com a duração do evento em horas.

O número obtido deve ser dividido por 5, que será o número de garrafas consumidas no evento.

Sempre arredondar para cima a estimativa do número de garrafas necessárias. Para tanto,multiplicar a estimativa original por 0,2 para calcular quantas garrafas extra será necessário.

Exemplo: para um encontro de três horas com 25 bebedores de vinho sendo servidos, esse consumo seria de 75 taças de vinho. O total de taças de vinhos dividido por 5 doses por garrafa (uma garrafa contém 750 ml ), seria igual a 15 – o número total de garrafas necessárias para o evento. Multiplicando as 15 garrafas necessárias por 0.2 se obterá o número 3, que será o garrafas extra necessárias.

Espumantes e Champagnes

Se os Espumantes e Champagnes vão ser servidos somente para os brindes o estimado é uma garrafa para cada 4 pessoas. No entanto, se vai acompanhar petiscos e a comida, a proporção é a mesma dos vinhos.

Via: Tribuna do Norte

Siga o Blog Vivendo a Vida no Twitter