Vanderlei Martins é diretor comercial do Supermercado Carone e um dos responsáveis pelo crescimento do mercado de vinhos no estado do Espírito Santo. Mensalmente e pessoalmente apresenta aos enófilos Capixabas as novidades do mercado. Além do seu vasto conhecimento sobre o tema vinho, é conhecido no meio como profissional de grande capacidade gerencial, alavancando os negócios para o grupo Carone.

Foi um dos idealizadores do Salão Internacional do Vinho de Vitória, “Vitória ExpoVinhos“, feira que se consolidou no ano passado como um dos maiores eventos de vinho do Brasil, indo para sua terceira edição nos dias 8 e 9 de julho de 2011.

Conheça mais sobre ele:

Como começou a sua historia com o vinho?

Silvestre começou há 30 anos atras no grupo BOMPREÇO que na época junto com o Paes Mendonça eram grandes importadores no Brasil.
 
Qual a sua visão sobre o mercado de vinhos em nosso estado, o Espírito Santo?

Posso lhe dizer com certeza que é um dos mais promissores do Brasil pois mesmo tendo uma população pequena comparado com os demais estados da federação temos numeros invejaveis porém hoje devemos trabalhar ainda mais para oferecer aos clientes e ao mercado produtos melhores e mais acessiveis …..
 
O que pretende implementar no Supermercado Carone em 2011, como profissional responsável ná area de vinhos?

Será um ano muito importante para nós Carone pois estamos consolidando algumas marcas na qual somos importadores ou distribuidores exclusivos e estaremos ampliando este leque com produtos cada vez melhores e das mais variadas origens levando tudo isto ao cliente com uma garantia de qualidade e preço competitivo.
 
Como surgiu a idéia da Vitória Expovinhos?

Surgiu de varia conversas entre eu e O José Olavo proprietário da Rota eventos no qual tinhamos uma idéia de fazer um evento de vinhos que fosse democratico sem perder foco em qualidade e variedade e a isto tudo também em  uma conversa convidamos nosso amigo Elvécio Faé que sem sua ajuda a feira não seria o que é.  
 
O Vitória ExpoVinhos se consolidou em 2010, foi um sucesso. O que teremos de novidade sua terceira edição 2011?

será extremamente interessante pois teremos a participação confirmada de pessoas como Phillipe Mevél da Chandon e o renomado enólogo Português Paulo Laureano como também um top five com uma avaliação mais detalhada pois dividiremos em mais categorias dando assim privilégio a vinhos do novo e velho mundo,sem falar que estaremos ampliando o espaço gastronômico para que o evento possa não só divulgar vinhos como também a gastronomia.  
 
Sobre os críticos de vinho, qual a sua opinião?

São necessários desde que de que isto não se torne uma ditadura do gosto temos no Brasil críticos muito bons que contribuem para o desenvolvimento do setor mas antes de mais nada vinho não foi feito apenas para ser julgado mas também para ser interpretado o que nem sempre acontece o que as vezes acontece com a critica é tentar achar em vinho características que não são comuns no referido terroir.
 
Como se atualiza sobre o tema?

Lendo bastante inclusive vosso Blog no qual reputo com um dos melhores do Brasil e provando muitos vinhos pois este é um privilegio da minha profissão como também viajando e conhecendo muitos do produtores de vinhos no qual vendemos no Carone…….
 
O que é um bom vinho para você?

Não nego que gosto de vinhos europeus principalmente bons Borgonhas, Bordeaux como também vinhos espanhóis, Portugueses e Italianos, mas acho que o bom vinho é um conjunto de predicados que entre eles o momento e a companhia são muito importantes……..  
 
Uma harmonização favorita?

Adoro as harmonizações por contraste uma delas é vinho do porto com queijo roquefort ou gorgonzola e a outra que acho muito classica para a gastronomia capixaba é nossa querida moqueca com bons Sauvignon Blanc jovens de preferencia da Nova Zelandia ou Chile ……….
 
Qual o melhor vinho que degustou até hoje?

Seria difícil resumir em um só vinho mas vou lembrar alguns :Chateau Margaux, La Tache, um Barca Velha, um grande Champagne Pol Roger Winston Churchill, um porto Quinta do Noval Nacional, um grande Mersault do Jacque Priett. Cada um dele foi degustado com grandes amigos ou com minha esposa por isto me lembro deles com muito carinho ………   

Siga o Blog Vivendo a Vida no Twitter